Caso de Sucesso Stara

Cadeia de lojas de calçado atinge total integração da informação com PHC

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A STARA é uma inovadora cadeia de lojas onde é possível encontrar todos os segmentos de calçado para homem, senhora e criança, bem como artigos de viagem, desporto e marroquinaria. A criteriosa selecção dos artigos à disposição na sua rede de lojas, permite aos seus clientes seguirem as últimas tendências da moda no universo do calçado e acessórios.


O crescimento do negócio e a necessidade de gerir cada vez mais informação, foi dificultando a rapidez na tomada de decisões, dando origem a uma maior necessidade de integração e análise da informação das diversas lojas. Estes factores levaram a STARA a procurar uma nova solução para o BackOffice que integrasse com o software de ponto de venda implementado em todas as lojas do grupo. Depois de analisar a oferta existente actualmente no mercado, a STARA optou pelas soluções da PHC, as que melhor respondiam às suas necessidades.

Solução escolhida
A STARA estava a utilizar um outro software para a gestão de fornecedores e tesouraria que não satisfazia as necessidades da empresa. A empresa recorreu então à “Trigénius”, empresa que realizou um levantamento de necessidades e que avançou com a implementação da solução o PHC Advanced CS com os módulos PHC Gestão CS, PHC Contabilidade CS, PHC Pessoal CS, PHC Imobilizado CS, PHC Dashboard CS e PHC Conector CS, num total de cinco postos de trabalho.

A implementação decorreu em três fases, teve uma duração de seis meses e estiveram envolvidos três consultores da Trigénius.
 
Benefícios do projeto
A empresa tinha como grande objectivo a integração da informação bem como, a necessidade de analisar da mesma.

Segundo a Dr.ª Ana Cardoso, (Dep. Financeiro), a solução da PHC acrescentou mecanismos e ferramentas de trabalho que a empresa não tinha. "Passaram a existir análises de rentabilidade por centros de custos, permitindo uma análise mais eficaz da gestão. O lançamento das vendas das lojas é feito mensalmente, na contabilidade, com a integração automática de todos os documentos de facturação por loja e podemos trabalhar todos os movimentos contabilísticos em Excel para outro tipo de análises", disse a responsável. A executiva continuou referindo que a solução "permitiu a criação de documentos de gestão de conta corrente que permitem uma gestão das contas correntes mais eficaz. De outra forma teríamos alguma dificuldade, uma vez que os fornecedores nem sempre são céleres a enviar a documentação". Além disso, acrescentou a Dr.ª Ana Cardoso, "facilitou todo o trabalho a nível contabilístico, uma vez que ao lançar a documentação na gestão, fica automaticamente lançada na contabilidade, evitando a duplicação de tarefas. Com as funcionalidades do PHC Dashboard, a empresa também passou a ter uma solução que permite a qualquer momento, e de uma forma centralizada, analisar informação crítica de negócio, e agir sobre esta, podendo ainda criar novas análises.

Fazendo uma avaliação resumida, a solução implementada permitiu um aumento da produtividade, uma redução de custos e obter ganhos ao nível da rentabilidade do negócio.

Dezembro 2013