Como garantir o preenchimento de determinado campo
                                    
Vamos imaginar o 
				seguinte cenário. Alguém necessita de uma listagem com todos os 
				nossos clientes, mas separados pelas respectivas zonas 
				geográficas. Até aqui, tudo bem. Uma das formas para chegar a 
				esta análise, poderá ser criar um mapa definido com o nome do 
				Cliente, separado e ordenado pelo campo “Zona do Cliente”. Mas, 
				ao visualizar o mapa, o que é que verificamos? Existem clientes 
				que não têm o campo da Zona do Cliente” preenchido. Resultado? 
				Uma série de Clientes agrupados numa zona “em branco”, visto o 
				respectivo campo não estar preenchido.
				
Este foi apenas um pequeno 
				exemplo, pois esta situação acontece-nos diariamente, e nas mais 
				variadíssimas situações. No entanto, existe uma forma de 
				podermos evitar que determinados campos possam ficar por 
				preencher. Caso determinado campo deva ser sempre preenchido 
				quando um registo é criado ou alterado, podemos através das 
				Regras do Utilizador, funcionalidade existente em Supervisor, 
				Framework PHC, criar obrigatoriedade de preenchimento para 
				determinado campo, ou até mesmo se preferir, criar apenas um 
				aviso para o preenchimento do campo.
				
                
				
				
                
                
               
                Acedendo a Supervisor, 
				Framework PHC, Regras do Utilizador, encontramo-nos no ecrã para 
				a criação das Regras do Utilizador. Quem já conhecer a Framework 
				PHC, poderá construir a Regra, indicando o nome da Tabela, o 
				comando X-Base a utilizar, etc. No entanto, para facilitar a 
				criação de uma Regra de Utilizador, existe também um Assistente 
				de Regras do Utilizador (botão do lado direito do ecrã das 
				Regras do Utilizador) que nos permite de uma forma muito 
				simples, criar uma Regra do Utilizador para determinado campo. 
				Seleccionando o botão do Assistente, vamos navegar por uma série 
				de passos acompanhados sempre por explicações sobre cada uma das 
				opções existentes, e ao chegar ao último passo, estarão 
				definidos todos os critérios que vamos usar na regra, ou seja 
				para que ecrã, para que campo, qual a mensagem a ser apresentada 
				ao utilizador, e que tipo de Regras pretendemos: se não deixa 
				gravar, se apenas avisa e deixa gravar, ou até mesmo se não 
				permite apagar o registo.
				
                
				
				
                
                
                
                Após concluir todos os 
				passos do Assistente, a Regra está criada e imediatamente 
				disponível para utilização. Assim, ao alterar ou introduzir um 
				novo registo, neste caso uma ficha de Cliente nova, em que o 
				campo “Zona do Cliente” não está preenchido, será 
				automaticamente fornecida uma informação ao utilizador, 
				alertando-o para o facto da necessidade, obrigatória ou não, do 
				preenchimento do campo.
				
                
				
				
                
                
                
                Desta forma, poderá garantir 
				que campos em que seja necessário que o seu preenchimento não 
				seja esquecido, alertar ou mesmo impedir que os utilizadores 
				gravem determinado registo sem que a informação esteja 
				totalmente preenchida.
				Seja para possíveis análises, ou simplesmente para a correcta 
				coerência dos dados dos registos, as Regras do Utilizador 
				permitem criar automatismos que auxiliam os seus utilizadores a 
				não deixar passar despercebido ou no esquecimento, informação de 
				análise importante para a empresa.
				
Contamos que lhe seja útil esta informação e 
				esteja atento às 
				próximas edições da iDirecto. 
				
				Até à próxima, 
 
				Cláudio Marques
				Investigação
				PHC
			
	
Março 2009
                                    
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