Header Web
Logo_PHC_Software

Resposta às exigências legais no PHC CS Web

A criação de uma data efetiva de entrega

 

Sabe qual é motivo para a existência do campo “Data efetiva de entrega” nos Dossiers Internos e nos Documentos de Faturação?

Esta funcionalidade está disponível no módulo PHC CS Gestão web, em todas as gamas a partir da versão 17, e permite dar resposta à exigência dos seguintes documentos legais:
.Despacho n.º 8632/2014 de 3 de julho
.Portaria 274/2013 de 21 de agosto

Nos Dossiers Internos, se deixar o campo “Data efetiva de entrega” vazio poderá sempre alterá-lo, exceto a partir do momento em que o mesmo seja fechado.
Sempre que “Faturar” o Dossier, independentemente da configuração do documento de faturação, o Software PHC atribuirá à linha do documento de faturação a data existente no campo “Data efetiva de entrega” do Dossier, ou na falta desta, a data de emissão do Dossier (de acordo com a Portaria mencionada).

 

 

 

 

Nos Documentos de Faturação (onde se inclui os Documentos de conferência de entrega de mercadorias ou da prestação de serviço), o campo “Data efetiva de entrega” é de preenchimento obrigatório e está disponível no separador “Outros Dados”, onde é preenchido automaticamente com a data do sistema, assim que introduz um novo documento de faturação.
Caso necessite de utilizar datas diferentes e individualizadas por artigo, deverá ativar a opção “Utiliza data efetiva de entrega nas linhas do documento” na configuração do documento de faturação. Assim que ativar esta opção, nas linhas do documento aparecerá a coluna “Opções”.

 

 

 

 

Aqui é disponibilizada mais informação sobre o esse artigo, inclusive a “Data de Entrega” em que aquele artigo será colocado à disposição do adquirente.

Caso esteja a emitir um documento de faturação por cópia de um Dossier Interno, o software atribuirá à linha do documento de faturação a data existente no campo “Data efetiva de entrega” do dossier, ou na falta desta, a data de emissão do dossier de origem.

Se a fatura for feita por cópia de outro Documento de Faturação, as linhas assumem a data efetiva de entrega das linhas do documento de faturação de origem, se estiverem ambos configurados para tal. Na falta desta, preenche com a “Data efetiva de entrega” que se encontra no separador “Outros Dados” do documento de origem.

Em qualquer das situações, assim que o documento é assinado, deixa de ser possível a alteração dos campos referentes à Data efetiva de entrega.

Ao produzir o ficheiro SAF-T(PT) no sistema PHC CS Desktop, o elemento 4.1.4.18.8 de Documentos Comerciais (TaxPointDate) terá o seguinte comportamento:
i) Se existirem datas de entrega nas linhas do documento, são essas as comunicadas para o respetivo campo do ficheiro SAF-T;
ii) Se nas linhas não existirem datas de entrega, a informação a ter em consideração é a que está no campo “Data efetiva de entrega”.

Desta forma, é possível dar resposta às exigências legais, com o intuito de manter o software versátil para as necessidades do seu dia-a-dia.

Esta funcionalidade minimiza as suas preocupações no momento da emissão de documentos certificados e aumenta a fiabilidade da informação comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira, tendo em conta as responsabilidades legais por ela exigidas.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

 

Até à próxima,
Daniel Gonçalves
Desenvolvimento
PHC

 

 

Fevereiro 2016

Veja ainda...

Pagamentos via Unicre
Dê prioridade às suas promoções
Reconciliação Bancária Automática
Agilize as suas cobranças
Tabela de tipos nas linhas de dossiers internos
Aumente o impacto das suas Promoções
Emitir um recibo no ecrã de faturação
Faturas que agrupam linhas automaticamente
Workflow Operacional - listas nos dossiers internos
Emitir recibo quando grava a factura
Mailing de Conta Corrente
Dossiers de Preços de Clientes
Documento de Facturação com Dois Clientes
Comunicação de Operações e Posições com o Exterior - COPE
Documento autofacturação isento de IVA
Proteja as suas facturas
Monitor de Gestão Previsional de Tesouraria
Auto regularizar uma fatura-recibo
Cliente sem Retenção de IRS
Regularizar vários adiantamentos numa só compra
PHC CS garante o cumprimento das novas imposições legais, de forma cómoda e automática
Anular inversão de armazéns na cópia de dossiers
Controle o limite de crédito dos seus clientes
Opção Conferido nos Dossier Internos
Facturas de adiantamento associados a dossiers internos
Actualizar Dados para a Gestão de Encomendas
Gerir Recebimentos e Pagamentos
Local de tesouraria na factura simplificada
Gestão de cheques no PHC Gestão CS
Como saber as Encomendas Pendentes dos seus clientes
Cativação de stocks
Código de barras alternativo
Como tornar as cobranças mais organizadas
Duplicar Compras
Utilizar o cliente genérico
Classificar as linhas de um dossier interno
Análises Rápidas nos Dossiers Internos
Como configurar e utilizar as Tabelas de Preços no Software PHC
Cópia entre documentos de compras
Análises Empresariais
Utilização da descrição técnica
Mapas de Resumo de IVA
Mantenha a numeração dos documentos
Tesouraria Orçamental
Valorização em valor de Stock
Altere o IVA quando introduz os seus artigos nas linhas da fatura. Ganhe tempo e flexibilidade
Validação do NIF na Ficha do Cliente
Monitor de Gestão Previsional de Tesouraria
Torne as facturas a prestações num descanso
Garanta Encomendas mais completas
Nova forma de criar Filtros
Atribuir custos a várias compras
Anulação de Dossiers Internos
Condições de Pagamento
Descontos por prazo de liquidação
Crie Promoções para Clientes
Regularização rápida de recibos de clientes
Gestão de Lotes por data de validade
Atalhos de introdução e consulta de registos
Criar clientes, contactos e fornecedores via entidade
Regularização de recibos de c/c gera adiantamentos
Encontro de Contas
Imagens de Artigos em Mapas Desenhados
Um pormenor com muito detalhe
Mailing de Contas Correntes
Workflow Operacional
Inversão do Sujeito Passivo no Software PHC
Bloqueie artigos para entrada e saída
Integrar compras de Imobilizado na contabilidade
Grupos de filtros de utilizador
Tabela de comissões
Produção do ficheiro COPE
Controlar os Stocks Negativos
Comunicação de Inventários de Existências à AT
Referência dos artigos do fornecedor
Inventário de stocks
Inventário físico de mercadorias
Lançamentos Rápidos em Dossiers Internos
Gestão de Acessos por Área
Stock por Armazém de cores e tamanhos nos Documentos
Documentos de Tesouraria na Gestão
Desconto em Valor nos Dossiers Internos e Facturação
Estado do documento de faturação
Mais usabilidade nos filtros
Anular vários documentos de uma só vez
Conquiste os seus clientes
Calendário PHC – Obrigações fiscais
A inserção de vários movimentos num único registo
Condições de Pagamento
Monitor de Trabalho
Emissão Automática de Facturação a partir de Inscrições
Estabelecimento na listagem de produtos vendidos
Listagens por defeito
Idiomas para a descrição do artigo
Mapa de Carga
Datas no Assistente de Pagamentos a Fornecedores
Dossiers Internos de Avenças
Visualização de Extractos de Conta Corrente
Interação com fornecedores facilitada
Configuração de notificações de utilizador
Factura Simplificada de Fornecedor
Incluir os Adiantamentos em Pagamentos
Como usar a exportação para contabilidade externa
Ferramenta de Pesquisa (Ctrl+M)
Actualização de Preços nos Artigos
Referências Multibanco
Atualização dos códigos postais
Backups obrigatórios
Referências Alternativas em Artigos
Exportação de documentos de forma eletrónica
Diagnóstico de Stocks Negativos
Calcule o IVA sobre o lucro
Imagens nos IDUs gravadas na base de dados
Actualizar o melhor Fornecedor
Fatura Rascunho
Assistente de Pagamentos
Objetivos de Vendas
Referências de Artigos Inactivos
Integração do Software PHC com MB DOX

Footer Web
Logo_PHC_Software LinkedIn Instagram Facebook YouTube
Powered by PHC CS