Em 2009, registou melhorias significativas ao nível do conforto e
serviço prestado aos passageiros após a operação com o navio “Wind”, que
permite o transporte de viaturas, facilitando a mobilidade de milhares
de açorianos.
A empresa atingiu em 2010 um recorde ao nível do movimento de
passageiros transportados, chegando aos 130 mil. Tendo em conta o
crescimento registado e procurando uma melhor integração dos seus postos
com a sede, a empresa recorreu ao mercado tecnológico para melhorar a
sua gestão.
Solução escolhida
Após consultar a empresa tecnológica com quem habitualmente trabalha, a
SearchView, a empresa optou por implementar o
PHC Advanced CS, com os módulos
PHC
Gestão,
PHC Contabilidade e
PHC Restauração
,
PHC ControlDoc,
PHC Imobilizado,
PHC Pessoal e
PHC Pessoal
Público, nos 10 postos e na sede. Ao todo são 35 os colaboradores que
intervêm directamente em todo o processo, divididos entre a sede e os
postos de trabalho. As necessidades passavam por integrar todos os
postos na mesma aplicação; controlar os preços de custo e a utilização
de produtos compostos; controlar o Frontoffice de restauração desde a
Sede, ganhando assim nas actualizações para os postos.
Após quatro semanas de implementação seguidas de 4 semanas de
acompanhamento específico, na qual estiveram envolvidos quatro elementos
internos e dois externos (SearchView), a empresa deixou para trás as
suas aplicações anteriores e passou a trabalhar apenas com Software PHC.
Benefícios do projecto
O Software PHC "permitiu à Atlânticoline integrar os Postos directamente na
mesma aplicação, o que não acontecia", disse Fernando Lopes, Coordenador
da Informática da Atlânticoline. Também foram atingidos os objectivos
relacionados com o maior controlo do Frontoffice de restauração e dos
custos. "Passámos a ter um controlo rigoroso de Stocks, Custos, Fechos
de Caixa e fluxo bidireccional de informação", revelou Fernando Lopes.
Nas palavras deste responsável, a aplicação da PHC "é bastante simples
na abertura e fecho de Caixas e nas Hierarquias de Referências,
permitindo também uma rápida visualização dos produtos na zona de
Touch". Fernando Lopes não coloca de lado um possível upgrade das
soluções, referindo que tudo "dependerá das necessidades da empresa".
Julho 2011
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