Automóveis Citroën SA

Citroën confia nas soluções PHC

A Automóveis Citroën, S.A., prestigiada marca automóvel, implementou a solução PHC Enterprise da PHC de forma a dinamizar os seus processos.

Solução escolhida

A conhecida marca de automóveis Citroën implementou a solução PHC Enterprise, módulo Pessoal, com o objectivo de dinamizar os seus processos no que respeita à gestão de recursos.

Após ter verificado algumas necessidades ao nível da gestão de salários da sua força laboral, a empresa decidiu actualizar a tecnologia. Deixando para trás a solução antiga, a Automóveis Citroën, S.A. depressa fez um estudo de mercado de forma a avaliar quais as melhores opções para a gestão dos salários dos seus colaboradores. A solução não tardou a surgir: PHC Enterprise Pessoal.

O módulo Pessoal permite efectuar um controlo e execução eficaz de tudo o que está relacionado com pessoal e salários.

O módulo controla toda a área de processamento dos salários e de gestão do pessoal da empresa de uma forma rápida e prática. Além destas funcionalidades, o programa permite ainda arquivar toda a informação sobre os diferentes Colaboradores, gerir e imprimir o cadastro dos mesmos, com todos os dados sobre alterações/evolução de categorias e de vencimento, de faltas e de férias marcadas. É igualmente possível guardar outras informações sobre o seu historial.

Entre as funcionalidades disponíveis, destaca-se também a possibilidade de emitir os ficheiros de segurança social e a respectiva guia de pagamento em papel, de exportar os valores para disquete no formato oficial, de emitir as declarações de I.R.S., a guia de pagamento deste imposto e o Anexo J, e ainda a ordem de transferência bancária por papel ou por ficheiro.

De acordo com Idalécio Filipe, responsável de Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Gerais da Citroën, esta “foi a solução escolhida pois era a mais evoluída, sobretudo tendo em conta a relação qualidade/preço”. A empresa fez um investimento inicial de aproximadamente 12 mil euros, tendo posteriormente investido mais 7 mil euros em formação, assistência técnica e upgrades.

Entre as analisadas, a solução da PHC “foi também a que apresentava a melhor adequação às necessidades de Automóveis Citroën e a mais moldável, dadas as nossas especificidades”, acrescentou o mesmo responsável.

A escolha do implementador
Em relação ao facto da escolha PHC, Idalécio Filipe, sublinhou o facto de o software “apresentar um alto grau de adaptabilidade às necessidades de Automóveis Citroën e um vasto leque de análises, nomeadamente as análises avançadas, susceptíveis de serem desenhadas pelo utilizador e retiradas directamente do programa”. Estes dados, acrescentou, “satisfazem grande parte das necessidades de informação dos diversos departamentos da empresa, da Sede e de entidades externas”. O parceiro escolhido para a implementação do projecto foi a Computer One (www.computerone.pt).

Benefícios do projecto
O responsável da Citroën fez ainda questão de referir que a aplicação “é bastante intuitiva, mesmo assim, para um aproveitamento total das potencialidades do programa, é aconselhável formação inicial, bem como formação aquando dos upgrades”, o que foi facultado pelo integrador.

(artigo publicado na revista "Directo PHC, nº 04")