SMM - Serviços Médicos de Urgência

Com 20 anos de experiência, a SMM conta agora com PHC para melhorar a gestão da sua extensa base de pacientes e agilizar a facturação.

Os SMM - Serviços Médicos de Urgência, instituição de saúde privada em actividade há mais de 20 anos na Ilha da Madeira, implementaram PHC Advanced, munido dos módulos PHC Clínica e PHC Gestão, com sete licenças.

Solução escolhida

Os SMM - Serviços Médicos de Urgência, instituição de saúde privada em actividade há mais de 20 anos na Ilha da Madeira, diagnosticaram a necessidade de melhorar a eficiência de alguns procedimentos, ajustando-os à evolução da empresa e às exigências do seu mercado alvo. Tendo como principal objectivo agilizar os seus processos internos, facturação e gestão de agendas médicas e de pacientes, a SMM recorreu à Ricmade para implementar o PHC Advanced, munido dos módulos PHC Clínica e PHC Gestão, com sete licenças.

A escolha do implementador
Com três técnicos no projecto, a Ricmade efectuou de imediato um levantamento exaustivo dos vários processos da empresa, assim como a identificação de eventuais lacunas associadas ao sistema de informação existente até à altura, tendo posteriormente definido as ferramentas e avançado com a implementação e adaptação do software para responder às necessidades específicas manifestadas pelo cliente.
Divididos por grupos, nomeadamente administrativo, financeiro e clínico, a SMM recebeu três dias de formação. Por último, iniciou-se o processo de exploração do sistema, havendo sempre um acompanhamento por parte do implementador de forma a serem lapidados os últimos pormenores.

Benefícios do projecto
“A implementação deste software permitiu uma melhor gestão da informação interna no que diz respeito à informação confidencial sobre cada paciente e ao seu historial e, por estar integrado com o módulo PHC Gestão, uma melhor gestão financeira e de facturação das marcações aos pacientes e entidades”, revelou Susana Gaspar, Directora-Geral da SMM. “Conseguimos um maior controlo sobre todas as etapas dos processos do negócio, nomeadamente dos seus inputs e outputs, uma análise das diferentes fases de cada processo e, mais importante, disponibilizou ferramentas de análise de gestão e análise financeira, conjugadas com o factor tempo”, indicou. Embora os módulos actuais sejam suficientes, a SMM não fecha a porta à implementação de novos módulos que venham colmatar necessidades futuras, tendo a PHC uma panóplia de soluções para responder a eventuais exigências.