Solução escolhida
Cientes da necessidade de ter uma aplicação focada no controlo interno
de clientes e fornecedores, os gestores da empresa colocaram-se no
mercado à procura de uma solução que conferisse segurança e eficácia à
tomada de decisões e ao planeamento estratégico. A consulta tinha em
consideração vários factores, nomeadamente, premissas de valor, prazo de
implementação, competência técnica, garantias de acompanhamento e
manutenção e, sobretudo, a compatibilidade com os sistemas já existentes
na Sogilub/ECOLUB, solução que utilizavam até agora e que havia sido
desenhada à medida, mas com competências que não a financeira e
contabilística. “Trata-se de uma ferramenta direccionada para toda a
parte operacional de Sistemas Integrados para a Gestão de Óleos Usados e
que é eficaz para o efeito para o qual foi pensada, no entanto, e dadas
as novas necessidades de gestão, era urgente incluir um solução
integrada”, disse Luís Gameiro, Director Financeiro da ECOLUB. A opção recaiu no
Software PHC, que “respondeu à necessidade de ter uma aplicação
focalizada no controlo interno de clientes e fornecedores”, adiantou o mesmo responsável.
A ECOLUB implementou o PHC Advanced 2010 com o módulo PHC Gestão. As
novas ferramentas vão permitir à empresa beneficiar de um controlo total
das áreas comerciais e financeiras, bem como de um elevado grau de
estabilidade e integridade dos dados. Dispõem agora de ferramentas que
permitem o acesso e o controlo interno, desde a informação de
gestão à contabilidade, bem como as relações com os parceiros.
Escolha do Implementador A implementação do software ficou a cargo de uma empresa Parceira PHC que cumpriu todos os prazos com a máxima competência. A implementação teve a duração de apenas uma semana, incluindo toda a adaptação à realidade Sogilub/ECOLUB que, como
qualquer empresa, tem características próprias. “O objectivo era a
solução estar em funcionamento no prazo estipulado, uma meta que foi atingida sem pressões nem
contratempos”, indicou Luís Gameiro.
Benefícios do projecto
A implementação do Software PHC contribui eficazmente para a gestão e
organização interna da ECOLUB. O facto de o PHC Advanced 2010
estar totalmente integrado facilita toda a comunicação
interna da empresa, permitindo uma rápida resposta e o acesso à
informação necessária para as tomadas de decisão. “Neste momento
tornámo-nos mais assertivos nas variáveis económico-financeiras e
melhorámos o controlo de algumas variáveis, o que facilita o delinear da
estratégia”, afirmou o Director Financeiro da ECOLUB.
Este upgrade à gestão da ECOLUB
tem também consequências ao nível do relacionamento da empresa com todas
as entidades que gravitam no universo da empresa, promovendo uma
maior aproximação. “Houve também uma melhoria significativa na
produtividade interna no que diz respeito à busca e à interpretação da
informação de gestão”, acrescentou o responsável. A adaptação à solução
foi muito rápida, devido ao seu elevado grau de intuitividade. “As suas
semelhanças gráficas com Windows são, numa primeira análise, um factor
facilitador na envolvência da aplicação”, indicou.
Neste momento a empresa está totalmente satisfeita com o investimento
efectuado graças aos benefícios atingidos. Ainda assim, já está planeado
fazer um upgrade ao PHC Advanced para a versão 2011, já certificada pela
DGCI, e adquirir outros produtos PHC.
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