Caso de Sucesso Sogilub

ECOLUB melhora capacidade de gestão com PHC

Enquanto referência na requalificação de resíduos industriais perigosos em Portugal, a ECOLUB esforça-se por cumprir a sua missão de gerir eficaz e eficientemente os óleos lubrificantes usados e instituir-se como um sistema modelo no que toca à gestão de resíduos em Portugal.

Solução escolhida
Cientes da necessidade de ter uma aplicação focada no controlo interno de clientes e fornecedores, os gestores da empresa colocaram-se no mercado à procura de uma solução que conferisse segurança e eficácia à tomada de decisões e ao planeamento estratégico. A consulta tinha em consideração vários factores, nomeadamente, premissas de valor, prazo de implementação, competência técnica, garantias de acompanhamento e manutenção e, sobretudo, a compatibilidade com os sistemas já existentes na Sogilub/ECOLUB, solução que utilizavam até agora e que havia sido desenhada à medida, mas com competências que não a financeira e contabilística. “Trata-se de uma ferramenta direccionada para toda a parte operacional de Sistemas Integrados para a Gestão de Óleos Usados e que é eficaz para o efeito para o qual foi pensada, no entanto, e dadas as novas necessidades de gestão, era urgente incluir um solução integrada”, disse Luís Gameiro, Director Financeiro da ECOLUB. A opção recaiu no Software PHC, que “respondeu à necessidade de ter uma aplicação focalizada no controlo interno de clientes e fornecedores”, adiantou o mesmo responsável.

A ECOLUB implementou o PHC Advanced 2010 com o módulo PHC Gestão. As novas ferramentas vão permitir à empresa beneficiar de um controlo total das áreas comerciais e financeiras, bem como de um elevado grau de estabilidade e integridade dos dados. Dispõem agora de ferramentas que permitem o acesso e o controlo interno, desde a informação de gestão à contabilidade, bem como as relações com os parceiros.

Escolha do Implementador
A implementação do software ficou a cargo de uma empresa Parceira PHC que cumpriu todos os prazos com a máxima competência. A implementação teve a duração de apenas uma semana, incluindo toda a adaptação à realidade Sogilub/ECOLUB que, como qualquer empresa, tem características próprias. “O objectivo era a solução estar em funcionamento no prazo estipulado, uma meta que foi atingida sem pressões nem contratempos”, indicou Luís Gameiro.

Benefícios do projecto
A implementação do Software PHC contribui eficazmente para a gestão e organização interna da ECOLUB. O facto de o PHC Advanced 2010 estar totalmente integrado facilita toda a comunicação interna da empresa, permitindo uma rápida resposta e o acesso à informação necessária para as tomadas de decisão. “Neste momento tornámo-nos mais assertivos nas variáveis económico-financeiras e melhorámos o controlo de algumas variáveis, o que facilita o delinear da estratégia”, afirmou o Director Financeiro da ECOLUB.

Este upgrade à gestão da ECOLUB tem também consequências ao nível do relacionamento da empresa com todas as entidades que gravitam no universo da empresa, promovendo uma maior aproximação. “Houve também uma melhoria significativa na produtividade interna no que diz respeito à busca e à interpretação da informação de gestão”, acrescentou o responsável. A adaptação à solução foi muito rápida, devido ao seu elevado grau de intuitividade. “As suas semelhanças gráficas com Windows são, numa primeira análise, um factor facilitador na envolvência da aplicação”, indicou.

Neste momento a empresa está totalmente satisfeita com o investimento efectuado graças aos benefícios atingidos. Ainda assim, já está planeado fazer um upgrade ao PHC Advanced para a versão 2011, já certificada pela DGCI, e adquirir outros produtos PHC.