Importar dados de um ficheiro SAF-T-PT

Importação de diversos tipos de dados para o Software PHC


O SAFT-PT (Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese version) é um ficheiro normalizado (em formato XML) com o objectivo de permitir uma exportação fácil, e em qualquer altura, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, num formato legível e comum, independente do programa utilizado, sem afectar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade. A adopção deste modelo proporciona às empresas uma ferramenta que permite satisfazer os requisitos de obtenção de informação dos serviços de inspecção e facilita o seu tratamento, evitando a necessidade de especialização dos auditores nos diversos sistemas, simplificando procedimentos e impulsionando a utilização de novas tecnologias.

O ficheiro SAFT-PT destina-se a facilitar a recolha em formato electrónico dos dados fiscais relevantes por parte dos inspectores/auditores tributários, enquanto suporte das declarações fiscais dos contribuintes e/ou para a análise dos registos contabilísticos ou de outros com relevância fiscal.


Mas se actualmente é possível a qualquer Software exportar este ficheiro, porque não poder também importá-lo no Software PHC?


Uma das novidades da versão 2011 para todas as gamas PHC CS é a possibilidade de efectuar a importação de diversos tipos de dados para o Software PHC, utilizando a rotina de validação do ficheiro SAFT-PT.




Na anterior versão 2010 do Software PHC, já era possível fazer a validação do ficheiro através do menu Supervisor, “Validar SAF-T-PT”. Esta opção de validação permite indicar onde é que se encontra o ficheiro SAFT-PT, assim como o respectivo “schema” fornecido pela DGCI, e verificar se o ficheiro está de acordo com a estrutura correcta. Após a validação do ficheiro, é possível observar o conteúdo do ficheiro, através do botão “Ver Conteúdo”.



Na nova versão 2011, para além de se poder observar o conteúdo do ficheiro, é também agora possível importar o mesmo para as tabelas do Software PHC. Poderão ser importados registos para as tabelas de Clientes, Fornecedores, Artigos e Plano de contas. A aplicação verifica e importa apenas os registos que ainda não existam, através de validações feitas aos números de contribuinte, nomes dos Clientes, referências dos Artigos, etc.



Através desta nova funcionalidade é possível a importação do ficheiro SAFT-PT quer o mesmo tenha sido gerado pelo Software PHC, independentemente da Base de dados em que foi gerado, quer o ficheiro SAFT-PT tenha sido gerado por qualquer outro software sem ser PHC, tornando-se assim muito fácil a importação de dados, mesmo para casos em que os mesmos tenham sido gerados por outras aplicações.


Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.


Até à próxima,


Cláudio Marques
Formação
PHC



Junho 2010

Veja ainda...

Copiar utilizador para várias BDs
Agendamento de Tarefas
Do SAF-T para a Contabilidade. Em segundos.
Reembolso de IVA
Novos parâmetros na Contabilidade
Mapas de Gestão
Ficha reduzida de Clientes e Fornecedores
Usar o Apuramento Encadeado
Documento Pré-definido com factor multiplicativo
PHC InterOp CS
Novo Ano Contabilístico
Modelo 30
Teclas de Utilizador com Funções Especiais na Contabilidade
Tenha toda a informação organizada e encontre num instante o que procura no Plano de Contas do PHC CS Contabilidade
Importar mapas de gestão