Consiga um maior controlo sobre os cheques da empresa Sabia que pode agilizar a tarefa de gerir os cheques recebidos - sabendo sempre qual o seu estado, se os mesmos já se encontram depositados, que cheques pré-datados possui em carteira ou que cheques existem no estado de incobráveis? Antes de iniciar a utilização da Gestão de Cheques é necessário validar nos parâmetros do sistema as seguintes opções: - Utiliza gestão avançada de Títulos de Tesouraria - Número de vezes que o mesmo Título de Tesouraria pode ser incluído num Talão de Depósito - Ref. de stocks para lançamento de encargos de Títulos de tesouraria na Faturação - Código de tesouraria para registo de encargos de Títulos de tesouraria O registo de um título em carteira pode ser efetuado através das seguintes opções: - Registo do título no ecrã “Recibos de c/c de clientes” - Registo do título no ecrã de Faturação, separador Dados de Tesouraria - Inserção direta no ecrã de Títulos de Clientes (opção não aconselhada dado que não existe qualquer ligação a um documento de venda/recebimento de clientes) Tomemos como exemplo o pagamento de uma fatura por cheque e emissão do recibo de liquidação: Ao emitir um recibo de cliente, para efetuar o lançamento do cheque deve-se aceder ao separador títulos e ativar o campo “Este Recibo tem Títulos”. Ao ativar este campo o ecrã fica em modo de edição de forma a inserir os dados inerentes ao cheque recebido. O campo valor será preenchido de forma automática de acordo com o valor do recibo (campo “Total do documento”). Ao clicar no botão gravar, o registo do cheque recebido é efetuado automaticamente no ecrã de Títulos de Clientes ficando na situação de “Aceite”. Após a aceitação do cheque o mesmo pode ser depositado, clicando no botão “Depósito” ou "Substituição". Consoante a operação efetuada, os botões de operações ficam em modo edição de forma a ser possível efetuar outras ações, tais como voltar a dar entrada de um cheque devolvido. Quando se aceita cheques existe por vezes a ação de devolução do mesmo por parte da entidade bancária. Quando esta situação acontece deve ser escolhida a opção ”Devolução” nas Operações para que o cheque volte novamente a estar disponível para depósito e para que se possa proceder à emissão do documento de faturação inerente aos encargos tidos com a devolução do cheque. Quando se clica no botão “Devolução” é aberta a seguinte janela onde inserimos o valor das despesas de forma a ser emitida o documento de faturação. Ao efetuar a devolução é ativado de forma automática o campo “já pelo menos uma vez devolvido” de forma a informar que o cheque em questão corre o risco de se tornar incobrável. A integração na contabilidade (para quem possui o módulo PHC Contabilidade CS) das despesas de devolução de cheques devem ser sempre efetuadas através da opção Integrar – Clientes – Integrar encargos com títulos. Nota: Um determinado cheque pode ser depositado tantas vezes quanto o número de vezes definido nos parâmetros do sistema. Esperamos que esta informação lhe seja útil e fique atento às próximas edições da IDireto Até já, Paula Santos Qualidade PHC Março 2014 Veja ainda... Agilize as suas cobrançasReconciliação Bancária AutomáticaPagamentos via UnicreDê prioridade às suas promoçõesTabela de tipos nas linhas de dossiers internosEmitir um recibo no ecrã de faturaçãoFaturas que agrupam linhas automaticamenteAumente o impacto das suas PromoçõesWorkflow Operacional - listas nos dossiers internosEmitir recibo quando grava a facturaMailing de Conta CorrenteDossiers de Preços de ClientesDocumento de Facturação com Dois ClientesComunicação de Operações e Posições com o Exterior - COPEDocumento autofacturação isento de IVAProteja as suas facturasMonitor de Gestão Previsional de TesourariaAuto regularizar uma fatura-reciboCódigo de barras alternativoAnular inversão de armazéns na cópia de dossiersOpção Conferido nos Dossier InternosFacturas de adiantamento associados a dossiers internosControle o limite de crédito dos seus clientesRegularizar vários adiantamentos numa só compraPHC CS garante o cumprimento das novas imposições legais, de forma cómoda e automáticaCliente sem Retenção de IRSActualizar Dados para a Gestão de EncomendasGerir Recebimentos e PagamentosLocal de tesouraria na factura simplificadaDuplicar ComprasCativação de stocksComo saber as Encomendas Pendentes dos seus clientesComo tornar as cobranças mais organizadasUtilizar o cliente genéricoClassificar as linhas de um dossier internoCópia entre documentos de comprasAnálises Rápidas nos Dossiers InternosComo configurar e utilizar as Tabelas de Preços no Software PHCMantenha a numeração dos documentosAltere o IVA quando introduz os seus artigos nas linhas da fatura. 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