Estado do documento de faturação

Documento de faturação com o estado sempre atualizado

Sabia que ao consultar um documento de faturação consegue imediatamente saber se o mesmo está regularizado?

Esta funcionalidade está disponível em todas as gamas a partir da v15 no módulo PHC Gestão CS e permite, em qualquer momento, consultar um documento de faturação e saber logo se está processado, regularizado, ou até mesmo anulado.



Para tirar o máximo de proveito desta funcionalidade é necessário aceder ao ecrã de Configuração do Documento de Faturação e ativar a opção "Lança os movimentos em c/c automaticamente" e preencher a opção “Conta corrente: Código do movimento de c/c” com “N/Fatura”, conforme indicado na imagem que se segue:

 

 

 

A aplicação PHC permite que os Documentos, de forma geral, possam ser processados em modo assíncrono, o que possibilita uma maior rapidez, relativamente ao tempo que passa entre a ordem de gravação e o controlo da aplicação voltar ao utilizador.

Por exemplo, após a ordem de gravação, enquanto "nos bastidores" a aplicação se encarrega de registar os movimentos de stock e conta corrente associados ao documento, o utilizador pode passar à ação seguinte sem ter de esperar que o processo de gravação do documento esteja terminado. Quando o documento é efetivamente gravado, é apresentada uma breve mensagem que não interfere nas ações do utilizador.

 

Para que isso seja possível, é necessário ativar o parâmetro da Configuração geral "Usa processamento assíncrono (Reentrar no Programa e reinstalar triggers)." Com este parâmetro ativo no documento de faturação irá aparecer o estado do documento como “Não Processada.”, apenas enquanto o documento não estiver completamente processado pela aplicação.

 

Depois, quando o documento de faturação estiver processado e o mesmo estiver por regularizar em conta-corrente, aparecerá no ecrã de faturação o texto “Por Regularizar”.

Só quando for emitido o(s) recibo(s) que liquida a fatura na totalidade, aparecerá no ecrã de documentos de faturação, a informação "Regularizada." tal como mostra a imagem seguinte.

 

 

No entanto, se o utilizador tiver necessidade de anular o documento de faturação, se o fizer será apresentado o texto “Documento Anulado.”, mas previamente terá que garantir que os Recibos que regularizam o documento, parcial ou totalmente, não estão processados.

Esta funcionalidade acrescenta valor quando utilizado o módulo PHC Gestão CS tornando-se útil porque permite ao utilizador saber em tempo real qual o estado de determinado documento.


Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até breve,

Daniel Gonçalves
Desenvolvimento
PHC


Dezembro 2014

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