Como produzir o ficheiro XML de acordo com a Portaria n.º 2/2015 Sabia que é obrigatório comunicar à Autoridade Tributária (AT), até ao dia 31 de janeiro do ano seguinte, o inventário respeitante ao último dia do exercício anterior? Esta regra é aplicável às entidades que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e cujo volume de negócios do exercício anterior seja superior a 100.000€. Para darmos resposta a esta obrigação legal, a partir da versão 16, com um dos seguintes módulos: PHC CS Gestão desktop e PHC CS POS desktop, PHC CS Terceiros ou PHC CS Faturação desktop, e com o PHC On ativo, passa a estar disponível a opção “Comunicação de Inventário de Existências à AT” no menu Supervisor. Esta opção permite produzir o ficheiro XML para submeter à Autoridade Tributária. Antes de produzir o ficheiro é necessário identificar o tipo de produto no campo “Tipo para Inventário”, no ecrã de Stocks e Serviços. Para produzir o ficheiro XML deverá aceder ao menu Supervisor e selecionar a opção “Comunicação de Inventário de Existências à AT”. Neste ecrã poderá definir qual ou quais os armazéns que devem ser incluídos no cálculo do stock, e pré-visualizar os dados do inventário tem em conta a seguinte informação: - Identificador do produto - referência do artigo; - Tipo - tipo para inventário; - Descrição - designação na ficha do artigo; - Quantidade - quantidade à data do respetivo artigo; - Unidade - unidade principal do artigo; - Código do artigo - código de barras principal do artigo. Por fim, apenas é necessário exportar o ficheiro XML para submeter no portal da Autoridade Tributária. Contamos que esta informação lhe tenha sido útil e sugerimos que fique atento às próximas edições da iDirecto. Até breve, Carolina Amaro Desenvolvimento PHC Novembro 2015 Veja ainda... Agilize as suas cobrançasReconciliação Bancária AutomáticaPagamentos via UnicreDê prioridade às suas promoçõesTabela de tipos nas linhas de dossiers internosEmitir um recibo no ecrã de faturaçãoFaturas que agrupam linhas automaticamenteAumente o impacto das suas PromoçõesWorkflow Operacional - listas nos dossiers internosEmitir recibo quando grava a facturaMailing de Conta CorrenteDossiers de Preços de ClientesDocumento de Facturação com Dois ClientesComunicação de Operações e Posições com o Exterior - COPEDocumento autofacturação isento de IVAProteja as suas facturasMonitor de Gestão Previsional de TesourariaAuto regularizar uma fatura-reciboCódigo de barras alternativoAnular inversão de armazéns na cópia de dossiersOpção Conferido nos Dossier InternosFacturas de adiantamento associados a dossiers internosControle o limite de crédito dos seus clientesRegularizar vários adiantamentos numa só compraPHC CS garante o cumprimento das novas imposições legais, de forma cómoda e automáticaCliente sem Retenção de IRSActualizar Dados para a Gestão de EncomendasGerir Recebimentos e PagamentosLocal de tesouraria na factura simplificadaDuplicar ComprasCativação de stocksGestão de cheques no PHC Gestão CSComo saber as Encomendas Pendentes dos seus clientesComo tornar as cobranças mais organizadasUtilizar o cliente genéricoClassificar as linhas de um dossier internoCópia entre documentos de comprasAnálises Rápidas nos Dossiers InternosComo configurar e utilizar as Tabelas de Preços no Software PHCMantenha a numeração dos documentosAltere o IVA quando introduz os seus artigos nas linhas da fatura. Ganhe tempo e flexibilidadeValorização em valor de StockTesouraria OrçamentalAnálises EmpresariaisUtilização da descrição técnicaMapas de Resumo de IVAMonitor de Gestão Previsional de TesourariaTorne as facturas a prestações num descansoAnulação de Dossiers InternosAtribuir custos a várias comprasGaranta Encomendas mais completasNova forma de criar FiltrosControlar os Stocks NegativosTabela de comissõesProdução do ficheiro COPEValidação do NIF na Ficha do ClienteCondições de PagamentoDescontos por prazo de liquidaçãoInventário físico de mercadoriasUm pormenor com muito detalheEncontro de ContasImagens de Artigos em Mapas DesenhadosReferência dos artigos do fornecedorInventário de stocksLançamentos Rápidos em Dossiers InternosGestão de Acessos por ÁreaStock por Armazém de cores e tamanhos nos DocumentosEstado do documento de faturaçãoMais usabilidade nos filtrosMailing de Contas CorrentesWorkflow OperacionalInversão do Sujeito Passivo no Software PHCBloqueie artigos para entrada e saídaIntegrar compras de Imobilizado na contabilidadeGrupos de filtros de utilizadorCrie Promoções para ClientesRegularização rápida de recibos de clientesGestão de Lotes por data de validadeAtalhos de introdução e consulta de registosCriar clientes, contactos e fornecedores via entidadeRegularização de recibos de c/c gera adiantamentosDocumentos de Tesouraria na GestãoDesconto em Valor nos Dossiers Internos e FacturaçãoResposta às exigências legais no PHC CS WebAnular vários documentos de uma só vezA inserção de vários movimentos num único registoCondições de PagamentoCalendário PHC – Obrigações fiscaisConquiste os seus clientesEmissão Automática de Facturação a partir de InscriçõesEstabelecimento na listagem de produtos vendidosIncluir os Adiantamentos em PagamentosMapa de CargaDatas no Assistente de Pagamentos a FornecedoresDossiers Internos de AvençasVisualização de Extractos de Conta CorrenteMonitor de TrabalhoListagens por defeitoIdiomas para a descrição do artigoConfiguração de notificações de utilizadorFactura Simplificada de FornecedorInteração com fornecedores facilitadaComo usar a exportação para contabilidade externaCalcule o IVA sobre o lucroImagens nos IDUs gravadas na base de dadosFerramenta de Pesquisa (Ctrl+M)Actualização de Preços nos ArtigosExportação de documentos de forma eletrónicaDiagnóstico de Stocks NegativosActualizar o melhor FornecedorIntegração do Software PHC com MB DOXBackups obrigatóriosReferências Alternativas em ArtigosReferências MultibancoAtualização dos códigos postaisReferências de Artigos InactivosObjetivos de VendasAssistente de PagamentosFatura Rascunho