Ao longo dos anos a Pollux especializou a sua actividade em artigos para
o lar através da venda ao público. Em 1988 foi adquirida pelos seus
actuais proprietários que desenvolveram a revenda para profissionais na
área de hotelaria, mas mantendo o cariz de empresa familiar e capital
100% nacional.
Em 2000, a Pollux inaugurou a filial do Porto e adquiriu a Dipol,
integrando os seus estabelecimentos da Amadora e do Porto. Seguidamente,
abriu uma loja em Aveiro e integrou a loja Somelar em Lisboa. Mais
recentemente, em 2007, abriu a maior loja da organização em Vila Franca
de Xira, com 4900 m2 de exposição, em 2008 a loja de Almada e agora a
primeira loja em Centros Comerciais no Spacio dos Olivais em Lisboa,
perfazendo actualmente um total de nove lojas e mais de 12.500 m2 de
exposição. |
Solução escolhida
A Pollux utilizava um ERP em UNIX, específico para o retalho mas que não
permitia introduzir alterações de forma simples pelo que algumas
funcionalidades originalmente desenvolvidas tinham sido abandonadas e
outras, pretendidas, não tinham sido adicionadas. Aliás, previa-se que o
sistema viesse a ser descontinuado uma vez que a empresa já não desejava
investir naquele sistema.
O desafio particular da Pollux era o de substituir o sistema por um
outro que superasse os problemas descritos, que servisse perfeitamente a
actividade do retalho e que fosse também apropriado para a distribuição,
de modo a possibilitar uma unificação dentro do grupo no qual a empresa
se integra - e o software escolhido foi o Software PHC®. A implementação
foi realizada na gama PHC Enterprise, para 80 utilizadores e os módulos
seleccionados foram o PHC Gestão, PHC Pessoal, PHC Imobilizado, PHC
Letras, PHC Contabilidade, PHC POS e PHC SMS, constituindo uma solução
única e integrada desde os pontos de venda até à contabilidade.
A escolha do implementador
A escolha do implementador recaiu numa empresa já com alguns anos no mercado, e
de ser um implementador a nível nacional certificado pela PHC foram
factores importantes, bem como a relação custo benefício da proposta"
afirmou António Manuel Robalo Administrador da empresa.
Para satisfazer requisitos particulares do negócio da Pollux foram
contemplados também alguns desenvolvimentos integrados como é o caso da
gestão de listas de casamento e entregas ao domicílio, cadastro de
emissores de cheques irregulares, integração com balanças.
Inicialmente previsto para ser desenvolvido só com meios externos, o
projecto veio a integrar a participação da Pollux ao nível das
instalações e formação de utilizadores, contribuindo positivamente para
a recepção do sistema e integração das transformações previstas. O
projecto foi totalmente concluído dentro do orçamento adjudicado.
Benefícios do projecto
Com a colocação em serviço do novo sistema obtiveram-se ganhos directos
imediatos, nomeadamente ao nível da simplificação da entrada de
materiais, etiquetagem directa e criação recursiva de novos artigos.
Estas funcionalidades geraram rentabilidade dos recursos,
disponibilidade do stock e redução de erros humanos. Por outro lado, as
operações da loja bem integradas no sistema e a flexibilidade e
integração das funções do back-office proporcionaram ganhos importantes
de produtividade e eficiência da organização.
António Manuel Robalo salientou ainda que “agora temos os elementos das
compras, vendas e stocks optimizados e a totalidade dos dados da Pollux
estão disponíveis na sede. As ferramentas de reporting disponibilizadas
e a unificação no grupo foram melhoramentos muito importantes para a
gestão.”
Com o novo sistema em operação, a Pollux está agora a desenvolver a sua
expansão, tendo aberto desde então três novas lojas – Almada, Vila
Franca de Xira e Centro Comercial Spacio, nos Olivais, em Lisboa.
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