Caso de Sucesso CALCOB

PHC garante acesso optimizado à informação na CALCOB

A CALCOB – Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro, CRL, está localizada na zona da Bairrada, tendo surgido com o objectivo de criar novas alternativas aos agricultores da região.

A sua actividade principal é a compra e venda de batata (semente e consumo) e hortícolas frescos, procedendo à sua recepção, escolha, selecção, calibragem, embalagem e expedição, produtos estes que coloca no mercado devidamente embalados e acondicionados.


Para além disso comercializa todo o género de factores de produção (adubos, pesticidas, rações...), equipamentos, ferramentas e acessórios ligados à agricultura, assim como disponibiliza um leque variado de serviços aos seus associados.

Esta entidade, nascida comercialmente em 1977, está classificada como uma das cem maiores cooperativas portuguesas, empregando 63 pessoas e contando com aproximadamente 4500 sócios. Com um volume de negócios acima dos 13 milhões de Euros, a CALCOB tem hoje uma área de influência que abrange os concelhos de Oliveira do Bairro, Aveiro, Ílhavo, Vagos, Anadia, entre outros.

Solução escolhida
Organizar a gestão de uma cooperativa que disponibiliza uma quantidade tão elevada de serviços como a CALCOB, pedia uma solução de software à altura. De acordo com Fernando Silva, gerente desta cooperativa, a plataforma anterior assentava numa ferramenta que já não respondia às necessidades crescentes de organização da CALCOB. “Vivemos numa época, em que a crescente complexidade do mundo dos negócios é uma realidade e o processo de tomada de decisão carece, cada vez mais, de informações rápidas e precisas. É necessário que toda a organização se reestruture constantemente, de maneira a que as mudanças nos processos operacionais reflictam as mudanças estratégicas da própria Empresa.”

Depois de feito o levantamento das necessidades, a cooperativa consultou três empresas com vista à aquisição de um novo software de gestão. A escolha recaiu sobre a PHC, cujo implementador foi a Trimatriz.
Segundo Fernando Silva, as soluções PHC ofereciam “mais garantias” que as outras propostas, além do factor ‘proximidade’ proporcionado pela empresa implementadora. Na CALCOB, foi assim instalada a solução PHC Enterprise CS, com os módulos PHC Gestão, PHC Contabilidade, PHC POS e PHC Documentos Electrónicos. O processo de implementação levou, segundo Fernando Silva, “cerca de três meses”, período durante o qual houve formação “mais directa e personalizada” para alguns administrativos da cooperativa. Actualmente, cerca de 14/15 pessoas têm acesso à plataforma da PHC.

Benefícios do projecto
A diferença entre a solução anterior e o Software PHC foi imediatamente reconhecida pela CALCOB. “Os nossos processos tornaram-se mais ágeis e conseguimos fazer uma gestão mais eficaz de todos os nossos serviços, processamento de encomendas e gestão de stocks, o que para uma cooperativa é determinante”. A principal vantagem com o uso dos módulos PHC tornou-se, assim, a “disponibilização imediata de informação, bem como o fácil acesso à mesma”. “Optimizar a informação, poupando tempo e recursos, tendo uma base sólida de sustentação das decisões torna os custos iniciais em proveitos futuros.”
Sobre possíveis upgrades à plataforma actual, com a aquisição de novos módulos, esta é uma situação que os responsáveis da CALCOB estão “ a estudar”, conclui Fernando Silva.

Outubro 2011