Santos Monteiro

Santos Monteiro com gestão de stocks e encomendas optimizada com a PHC

A Santos Monteiro é uma empresa líder no sector da distribuição e confecção por medida de alcatifas, sub-pavimentos e antiderrapantes.

Com mais de quarenta anos no sector da distribuição e confecção por medida, a Santos Monteiro & Ca. Lda. fornece aos seus clientes, a partir de stocks próprios, uma vasta gama de alcatifas, sub-pavimentos e antiderrapantes. Sediada nas Caldas da Rainha, com uma área coberta de 2500m2, a companhia emprega 40 pessoas repartidas por diversas áreas, tais como administrativa, comercial, design, informática, confecção e acabamentos.

Em 2008 a empresa sentiu a necessidade de ter um suporte de gestão que fosse mais além do software que usava como plataforma para gerir encomendas e materiais. “Tínhamos há algum tempo uma solução em que era complicado fazer análises e tirar listagens, pelo que se tornou numa solução obsoleta”, referiu Alfredo Santos, director administrativo da Santos Monteiro. O responsável acrescentou ainda: “Não tínhamos razões de queixa, mas estávamos mesmo a precisar de fazer um upgrade aos nossos serviços”.

Solução escolhida
Depois de consultar o mercado, a empresa ficou com três soluções em cima da mesa para substituir o antigo sistema. A escolha recaiu na solução PHC, pois Alfredo Santos tinha excelentes referências da marca: “As outras empresas que tinham PHC que conhecia estavam satisfeitas com o serviço e isso também nos levou a decidir”.

Assim, a Santos Monteiro instalou o PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão, PHC Contabilidade, PHC Lotes, PHC Grelhas e PHC Intrastat, os quais são acedidos diariamente por 12 colaboradores. O integrador responsável pela implementação foi a TNC, uma empresa das Caldas da Rainha. “Foi a que escolhemos, até porque já tínhamos uma relação próxima com as pessoas da TNC”, explicou Alfredo Santos.

No início, este responsável assume que houve alguma resistência à mudança para esta nova plataforma PHC por parte dos funcionários. “Mas depois os nossos colaboradores começaram a ver as vantagens que o PHC oferecia, facilmente esqueceram as dificuldades iniciais. As pessoas agora estão satisfeitas, temos acesso ao programa em todo lado, cada departamento com as suas restrições, como é óbvio”. A título de exemplo, continuou o mesmo responsável, os funcionários administrativos “têm mais acesso à informação do que quem trabalha no armazém, o que é normal”.

Benefícios do projecto
Já há algum tempo a trabalhar com PHC, esta empresa admite que esta solução só trouxe vantagens. “A empresa passou a ter informação mais rápida e a conseguir gerir com mais facilidade todas as encomendas com o PHC Intrastat”, revelou o director administrativo. O resultado é claro para Alfredo Santos: “A partir do momento em que começámos a usar PHC conseguimos dar uma resposta muito mais rápida ao cliente. A análise ao nosso negócio também começou a ser feita com mais eficácia, o que nos permitiu gerir a empresa de forma mais optimizada.” A aquisição de mais módulos não está a ser equacionada por enquanto, uma vez que o responsável reitera a satisfação com o desempenho dos módulos adquiridos. Contudo, “isto não significa que no futuro não haja a possibilidade de aumentarmos a presença do Software PHC na nossa empresa”, conclui Alfredo Santos.

Novembro 2011