Artigos Especializados PHC sobre Software de Gestão

Os conteúdos Boas Práticas são artigos de opinião que falam sobre Software, sobre Gestão e sobre a combinação entre os dois.
Queremos ajudar as empresas nas respostas que elas procuram, em termos de escolha, implementação, customização e desempenho de software.
Responder a questões como Quais os benefícios que advêm dos sistemas integrados de gestão empresarial? Quais os principais riscos numa implementação? Quais as medidas a tomar para evitar problemas?

Procure aqui um artigo pelo título : 



Quando tratar dos seus inventários… não invente.   –  NOVO
Os armazéns e as unidades logísticas têm de trabalhar muito com inventários, mas estão longe de estar sozinhas nessas tarefas. Na verdade, de uma forma ou de outra, toda a gente trabalha com inventários.  Ler mais »



O seu guia essencial sobre POS
Tudo passa pelo POS – não são só os cartões de crédito dos clientes. É o coração tecnológico de muitas empresas, quer sejam de retalho ou restauração. Por essa razão, o software POS está agora a ser utilizado como mais do que uma caixa registadora.  Ler mais »



Trabalhar a partir de casa: Problema ou Solução?
Algumas das mais antigas profissões do mundo começaram em casa. E na atualidade, uma grande parte das profissões permitem trabalhar a partir de casa.
Quais são os prós e os contras?
  Ler mais »



10 dicas fáceis para aumentar as vendas no retalho (2.ª parte)
Todos procuramos formas de vender mais. E de preferência formas fáceis de vender mais.
Descubra a segunda parte do artigo que lhe dá 10 dicas pensadas e testadas para o ajudar a conseguir esse objetivo.
  Ler mais »



10 dicas fáceis para aumentar as vendas no retalho (com ou sem software POS)
Todos procuramos formas de vender mais. E de preferência formas fáceis de vender mais. É por isso que este artigo vai direto ao assunto.
São 10 dicas pensadas e testadas para o ajudar a conseguir esse objetivo.
  Ler mais »



7 Etapas para a criação de um negócio de alta performance
Os passos que vão levar o seu negócio até à meta.  Ler mais »



As 10 razões por que precisa de análises financeiras
Existem realmente ferramentas que fazem uma radiografia ao seu negócio, e que com essa avaliação lhe dão vantagem competitiva.
Não acha que são razões suficientes para investigar o tema?
  Ler mais »



Cloud: fonte de energia
Desde a sua criação que a Cloud gera alguma incerteza.
É por isso que este artigo vai esquecer a terminologia complexa e concentrar-se nas explicações realmente essenciais.
  Ler mais »



Para grandes dados, grandes remédios
Está preparado para a realidade Big Data?
As empresas que trabalharem melhor toda a informação, ou seja, que produzirem mais rapidamente resumos e sínteses para tomar decisões, vão adiantar-se em relação às outras.
  Ler mais »



Ganhe mais dinheiro com mais experiência
As empresas estão focar-se no ponto vital de gestão que é a experiência.
O design, a funcionalidade, a originalidade, a simplicidade, até as emoções sentidas pelos utilizadores, tornaram-se todos eles fatores diferenciadores.
  Ler mais »



Ser ou não ser uma empresa social
A expressão “empresa social” é relativamente nova.
Diz respeito às empresas que promovem mais colaboração entre os seus recursos humanos e uma propagação mais rápida da informação - e que com isso estão mais perto de conseguirem vantagem competitiva.
  Ler mais »



A rápida aceleração da velocidade
Como é que uma empresa encontra formas de se diferenciar no mercado atual?
Talvez o principal caminho seja a velocidade. A velocidade é, e tudo indica que no futuro será ainda mais, um fator crítico de sucesso das empresas.
  Ler mais »



Atrair e reter Clientes
É importante ter a noção de que o conhecimento atualizado, detalhado e organizado das preferências dos seus Clientes traz mesmo mais negócios, melhor reputação – e mais lucros.
O conceito de CRM foi criado para lhe dar tudo isso. E estes são benefícios difíceis de ignorar.
  Ler mais »



As necessidades fiscais nas soluções de gestão
As obrigações fiscais e legais têm um papel muito importante na utilização das soluções de gestão, ao ponto de serem a grande razão da sua adoção por parte das organizações. O tratamento destas obrigações tem também evoluído no tempo, na forma como têm sido tratadas pelas soluções de gestão, tendo como objetivo a simplificação e a interação com as entidades responsáveis.  Ler mais »



Reuniões pouco produtivas? – dicas para ser mais eficaz
Sabendo que a empresa não vai abrandar ou parar só porque há uma implementação de ERP, como pode fazer para que todos estejam em sintonia? E para que percebam as necessidades dos outros departamentos? E para que conheçam ou antecipem problemas? Tem três maneiras possíveis: Reuniões, reuniões ou reuniões.  Ler mais »



Como manter os seus dados saudáveis numa implementação
Quando está a preparar ou a executar a implementação de um novo ERP, além de tudo o mais, há uma migração de dados. Todos os seus milhares de milhões de pedaços de informação vão ter de ser retirados do sistema antigo e inseridos no novo. E quando ligar o software, todos esses dados vão ter de estar a funcionar. Não lhe parece que há aqui razões para ter muita atenção?  Ler mais »



6+1 razões para implementar um ERP em tempo de crise
Os benefícios do ERP têm a ver com redução de custos, melhoria no acesso à informação, flexibilização e integração entre áreas, agilização dos processos, em resumo, com tudo o que faz com que uma empresa responda a mais com menos… é difícil encontrar uma altura em que isto seja mais crítico do que durante uma crise económica.  Ler mais »



Como obter o máximo desempenho do seu ERP?
A relação entre a sua empresa e o seu ERP é uma simbiose.
O que significa que existe uma ligação estreita entre ambos, em que cada um deles beneficia com as melhorias do outro. Pode pensar antes num casamento, ou numa grande amizade, se preferir. Em qualquer dos casos, trata-se de uma relação muito próxima, que se procura que seja tão benévola e tão duradoura quanto possível.
  Ler mais »



As auditorias pós-implementação são mesmo importantes?
No mundo dos ERP só há uma realidade melhor do que fazer uma implementação que renova e moderniza uma empresa – é avaliar posteriormente essa implementação e concluir que a mudança foi mesmo para melhor, que a empresa está a ser mais produtiva e a ter um desempenho superior.
Se concorda com esta afirmação, então perguntamos: Como pode chegar a essa conclusão sem fazer uma auditoria pós-implementação, ou pelo menos uma rápida análise?
  Ler mais »



Resistência aos ERP: dicas para ultrapassar este obstáculo
O mundo está cheio de exemplos de resistência cultural, ou mais especificamente, de resistência à mudança.
E se resistência à mudança é inata e relevante nos aspectos mais simples do dia-a-dia, o que será quando o assunto é um software amplo e elaborado, com o qual as pessoas têm de trabalhar, produzir e interagir várias horas, todos os dias?
  Ler mais »



Implementação de ERP: 5 pensamentos que fazem a diferença
Há um pensamento essencial para a implementação de um ERP, e certamente que o tem presente: Preparar tudo muito bem antes de passar à acção.
É algo que faz sentido, é intuitivo, é uma fórmula que tem tanto de pequena como de eficaz.
Contudo, a nossa experiência diz-nos que há implementações que podem correr mal mesmo em empresas que têm este pensamento em linha de conta.
  Ler mais »



Os 5 passos essenciais para ter a sua informação organizada
Os dados, a comunicação, a organização da informação, são mesmo essenciais. Não importa a quantidade de vezes que já o ouviu, esta é daquelas verdades que nunca é demais ter presente.  Ler mais »



Como decidir se o seu ERP precisa de ser actualizado?
E a sua empresa? Actualiza agilmente o seu ERP, ou pelo menos actualiza-o com uma periodicidade adequada?
Adequado não significa fazer actualizações só porque sim, ou só porque os outros as fazem.
Salientamos até que podem existir problemas, reais ou potenciais, alguns deles porventura já do seu conhecimento, associados às actualizações.
  Ler mais »



Os 20 erros mais comuns numa implementação de ERP
Este tópico é global. Primeiro porque pode interessar aos leitores que já implementaram um ERP, aos que vão fazê-lo, e até mesmo aos que estão apenas a ponderar essa hipótese. Mas mais do que isso, é um tópico global porque as suas informações – uma palavra politicamente correcta para ‘erros’ – podem ser extrapoladas para fora do âmbito dos ERP e para outros assuntos, sejam eles empresariais ou não.  Ler mais »



ERP dentro do tempo e do orçamento – 8 medidas de eficácia
“Implementação de software” é uma expressão banalizada. Afinal de contas, já todos fizemos a implementação de um antivírus no trabalho, de um processador de texto em casa ou de um jogo de computador para um familiar ou um amigo. É um conceito que não parece propriamente complicado.
E no entanto, há implementações que geram problemas com alguma recorrência: Várias vezes ouvimos dizer que as implementações de ERP não cumpriram os prazos, ou ultrapassaram o orçamento, ou ambos.
  Ler mais »



Os ERP já não são necessários – são obrigatórios!
Imagine que é o responsável por uma selecção de futebol prestes a tentar o apuramento para o Campeonato do Mundo.
O bom senso diz que não terá qualquer hipótese se não investir em treinadores, gestores, equipamento de alta competição, locais de estágio, nutricionistas e até psicólogos. Nos dias de hoje, a sua selecção – tal como uma empresa – precisa de um ERP.
  Ler mais »