Listagem exaustiva das Novidades no Software PHC® Standard
Novidades no PHC Recursos
Resumo Descrição

Análise de absentismo

A análise de absentismo passa a ter 2 decimais. Significa que as faltas passam a ter 2 decimais assim como a quantidade da remuneração.

 

Apagar fichas de funcionários

Também já não é possivel apagar um funcionário que tenha recibos de vencimento ou outros recibos lançados.

Apagar fichas de outros profissionais

Já não se consegue apagar fichas de outros profissionais que tenham recibos lançados.

Assistente de marcação de faltas

Nova funcionalidade que permite lançar um intervalo de faltas e o software lança automaticamente as faltas no respectivo ficheiro.

 

Se dissermos que o funcionário faltou o mês todo (de 01.03.2000 a 31.03.2000), o software processa as faltas para todos dias compreendidos neste periodo, existindo inclusivé um clique que permite marcar faltas só para dias uteis ou não.

Aumento de vencimentos (gravação no cadastro)

Quando é feito o aumento de seguida de vencimentos, o mesmo é gravado no cadastro.

Balanço social - Folha nº 6

Já está disponivel a folha nº 6 do balanço social (Ausências ao trabalho e Horas não trabalhadas). Este valores vêm do ficheiro de horas de funcionários.

Cálculo de retroactivos/ajustes de IRS

Já existe o cálculo automático de retroactivos/ajustes de IRS

Calculo de valores a pagar ao Func. na saida

Passou a existir uma análise que permite prevêr os valores a pagar a um funcionário em caso de saída.


São calculados os seguintes valores:

Subsídio de férias referente ao ano de saída
Subsídio de férias referente ao ano anterior ao de saída
Férias referentes ao ano de saída
Férias referentes ao ano anterior ao de saída
Subsídio de natal referente ao ano de saída

 

Cálculo do mapa de férias

O cálculo para o mapa de férias (ecran de mapas pré-definidos, página do ficheiro de pessoal), passa a contar com multi-estabelecimento.

 

Calculo do valor do subs. de férias e de natal

Passou a existir uma opção na ficha do funcionário (junto aos valores de vencimento), para indicar se esse funcionário recebe Subsídio de Férias e de Natal em função da média das remunerações dos últimos doze meses.

No caso de se utilizar esta opção, ao processar subsídio de férias ou subsídio de natal, o valor atribuído será igual à média dos últimos doze meses das remunerações do funcionário. As remunerações que entram para esta média são todas aquelas que tiverem os seguintes clicks (na configuração de códigos de remunerações):   Comissões ; Constantes

 

Categorias de rendimentos

No campo da tabela das categorias de rendimentos, faltava a categoria H. Neste momento a lista é B, C, E, F, H, R.

 

Cheques de outros rendimentos

No ecran de Recibos de outros rendimentos (para este ecran aparecer no Recursos é preciso ter o ficheiro grupob.ins), foi criado um botão para imprimir os cheques de outros rendimentos. No menu de opções desse ecran também foi acrescentado a opção Imprimir de seguida os cheques de outros rendimentos.

 

Códigos de Remuneração

Novas funcionalidades:

- Mapas definidos
- Mapas desenhados
- Impressão de ficha
- Botão de Filtro
- A impressão do relatório que existia na v.4 mantêm-se, tendo sido adicionados os novos campos (contas de 1º emprego, novos códigos, etc.)

 

Códigos dos Funcionários (1º emprego)

Agora passa a existir o código de funcionário 1º EMPREGO.

 

Isto implicou uma actualização à tabela de códigos de remuneração (passam a existir 2 novos campos: Conta a debitar 1º Emprego e conta a creditar 1º Emprego).

 

Ao integrar recibos de ordenado na contabilidade, passa a verificar essas contas, caso existam movimentos para as mesmas, ou seja, desde que existam recibos de funcionários cujo código de funcionário seja 1º Emprego.

Controlo do limite isento de falhas de caixa

Passou a existir um campo para o limite isento de IRS no écran de códigos de renumeração, Página de automação. Este valor é usado quando no movimento se fazem descontos ao IRS com o limite imposto que não sejam diários (ex: subsidio de refeição) ou tenham processamentos específicos (subsidio de férias).

Decimais na marcação dos dias de férias

Passou a ser possível marcar fracções de dias de férias, por exemplo, para desconto de faltas inferiores a um dia.

 

Divisão de tempos

Tempos no mês aplicados em cada centro de custo.

 

Possibilidade de Integração na contabilidade com esta divisão.

É definido o tempo total no mês, define-se o C.Custo principal e depois o C.Custo onde fez as horas. A diferença vai para o principal.

 

É feito um registo por mês/funcionário com as linhas das horas executadas em outros centros de custo.

Emissão de cheques

Já existe a possibilidade de imprimir os cheques para funcionários incluindo o valor dos recibos diversos. Esta opção irá agrupar o valor existente nos recibos de ordenados mais o valor existente nos recibos diversos, separando por funcionário.

Esta opção encontra-se disponível a partir do Menu programas - Mapas pré-definidos - Página de Recibos - Botão de Emissão conjunta de cheques.

Espaço para nome

Era necessário mais espaço no campo do nome dos funcionários e dos outros profissionais.

Foi aumentado em 10 caracteres.

Factor para Horas extra

O factor para horas extra passou a ter 5 casas decimais.

 

Ficheiro de Categorias Profissionais

Já existe uma tabela de categorias profissionais dos funcionários, para permitir o correcto preenchimento do ficheiro de quadros de pessoal (Mapa para o Ministério do Trabalho) em suporte informático.

Gestão de despesas

Esta nova funcionalidade é tratada da seguinte forma:

Tabela de tipos de despesas
Serve para registar os vários tipos de despesas existentes. Para cada tipo de despesa deve ser definido:
Descrição ;

Se se destina a ser processada nos recibos de remunerações ;

O tipo de remuneração (tabela de códigos de remunerações) processada no recibo ;

Se se destina a ser processada nos recibos diversos ;

O tipo de recibo diverso emitido.

Folhas de despesas

Neste écran é aberta uma folha de despesas para cada conjunto de despesas que se pretenda agrupar (por exemplo as despesas referentes a uma viagem de um funcionário). Deve ser definido:
O funcionário ;
A descrição da folha de despesas.

Em seguida devem ser lançadas as linhas referentes às despesas efectuadas. Em cada linha pode ser colocada uma despesa diferente. A informação a colocar em cada linha é:


Data ;
Tipo de despesa ;

Valor original ;

Valor a ser reembolsado ;

Documento
Observações.

Quando as despesas e respectivos valores estão aprovados para pagamento ao funcionário, deverá ser dada essa indicação no écran da folha de despesas.
Essas depesas serão processadas no próximo processamento de ordenados.

No écran de pressupostos do processamento de ordenados, existe um click para definir se se pretende processar as despesas aprovadas e ainda não pagas.

Serão incluídos nos recibos de remunerações as linhas de remunerações referentes às despesas.

Serão também criados recibos diversos para as despesas respectivas.

 

Horas extra na impressão do cadastro

Foi criado o seguinte parâmetro: "Lança automaticamente horas extra do ficheiro de horas no ficheiro de cadastro de funcionários", se este parâmetro estiver activado, quando se introduz em ou se alteram horas extras no ficheiro de horas de funcionários, é lançado ou actualizado um registo automaticamente no ficheiro de cadastro de funcionários com a informação das horas extra.

 

Assim já é possível a partir dos mapas desenhados do cadastro de pessoal tirar listagens com a informação de horas extra efectuadas pelos funcionários.

Integração de recibos

Já existe nos recibos de vencimento a referência a contabilizados, após integração.

Integração de recibos verdes

Passaram a existir novos campos no ficheiro dos Outros Profissionais:

 

·            País

·            Conta Honorários

·            Conta Adiantamentos

·            Conta Adiantamentos para Despesas

·            Conta IVA Liquidado

·            Conta IVA Dedutível

 

A integração dos recibos de outros rendimentos, é feita com base na informação dos próprios recibos, tendo em conta as contas definidas na ficha do profissional e também as contas de Caixa e IRS que são definidas no momento da integração.

Integrar a importação do relogio de ponto

Possibilidade de integrar a importação do relogio de ponto no processamento para posterior rectificação (desde que tenha sido feito um ficheiro com o correcto layout).

 

Limite de Vencimento (Gerentes)

Passaram a existir mais dois parâmetros: Ordenado mínimo em Escudos e Ordenado mínimo em Euros.

Passou a existir também mais uma configuração na tabela de códigos de remuneração para definir qual o código usado para a parte do vencimento base que não está sujeita a Segurança Social. Este código deverá estar sujeito a IRS e não a Segurança Social.


Na emissão automática de ordenados, ao processar o recibo de um Gerente cujo vencimento base seja superior a 12 vezes o ordenado mínimo, o seu vencimento base é dividido em duas parcelas. A parcela igual a 12 vezes o ordenado mínimo é lançada com o código normal de Venc.Base e o excedente é lançado no código parametrizado para o efeito.

 

Mapa de seguros

Passou a existir um mapa de seguros dos funcionários no PHC Recursos, que pode ser acedido a paritr dos Mapas Pré-definidos ou do menu de Análises.

Modelo 10
(impressão da folha de rosto)

Já é impressa em IDU e no formato oficial a folha de rosto do Modelo 10.

 

Processamento de Horas Extras

Se processar recibos de vencimento para uma determinada data só com salario base e em seguida tentar processar outros recibos sem o salario base, mas com o processamento de horas extras para o mesmo período (ex: 01/03/2000 até 31/03/2000), a aplicação gerava um recibo com o numero 0 e sem quaisquer valores processados.

Passou a existir uma nova configuração nos pressupostos do processamento de ordenados para não processar recibos com valor zero e nº diferente de zero. Permite o processamento de recibos só de horas extra calculando o valor do IRS, tendo em conta o total de IRS eventualmente já retido em outros possíveis recibos do mesmo mês.

Processamento de Ordenados

Se na ficha do funcionário fosse colocada uma data de saída, por exemplo 15/11/1999, quando se fazía o processamento automático o programa fazía o cálculo correcto relativamente ao ordenado base, mas já no que diz respeito ao subsídio de refeição colocava o nº de dias que estão definidos na altura do processamento. Foi corrigido.

Quadros de Pessoal (Mapa Min.Trabalho) em Disquete

Possibilidade de envio dos quadros de pessoal (mapa para o Min. do Trabalho) em disquete.

Quadros de Pessoal (Mapa Min.Trabalho) em IDU

Passa a ser possível desenhar a impressão do Mapa para o Ministério do Trabalho (e a folha de rosto). Desta forma, pode o utilizador desenhar o mapa para imprimir sobre o modelo oficial, pode também  desenhar uma impressão em A4 e ainda, no caso de aparecer um novo modelo (adaptado ao Euro e ao ano 2000), desenhar uma nova impressão.

Recibos de outros rendimentos / tesouraria

Passou a existir um campo adicional na ficha de recibos de outros rendimentos para definir a data com que o mesmo é lançado na tesouraria.

Caso se esteja a introduzir um novo recibo, ao ser modificada a data do recibo, a data p/ lançamento na tesouraria também é modificada.

 

Subsidios em percentagem

Passam a poder ser definidos na ficha do funcionário, duas remunerações que correspondem a uma determinada percentagem que irá incidir sobre um de dois valores:

 

(Ord.Base+Diuturnidades+IHT+Turno ou Ord.Base+Diuturnidades+IHT+Turno-Faltas).

Tabela de Habilitações e Tabela de Profissões

Standardização do funcionamento destas tabelas no ficheiro de funcionários, ou seja, a listagem das mesmas passou a ser ordenada alfabeticamente, o right-click apresenta uma lista que permite escolher o registo desejado em vez de ir para o ecrã dos respectivos ficheiros e o Duplo-click faz com que se vá para o écran dos respectivos ficheiros.

 


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