Áreas Principais: Propriedades
Clientes Potenciais
Visitas às
Propriedades
Vendas Realizadas
Arrendamentos
Contas Correntes |
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Gestão Profissional e
Completa de uma Mediadora Imobiliária !
O package PHC Imobiliária foi desenhado
para, de uma forma muito simples e fácil de utilizar, controlar todas as áreas
importantes de uma mediadora imobiliária.
A partir da ficha da propriedade pode rapidamente consultar as suas imagens e todos os
dados com ela relacionados.
Assim, são estas as principais características:
- Ficheiro de Propriedades com toda a informação,
- Controlo total sobre os clientes interessados,
- Gestão das fichas de Contactos, permitindo realizar
mailings, controlar datas de nascimento, etc
- Registo das Vendas Realizadas, controlo de todo o processo
da e respectiva Agenda de Actividades,
- Ligação a processador de texto, que pode ser utilizado
para imprimir os contratos, minutas de cartas, etc
- Gestão administrativa dos arrendamentos, emissão dos
contratos, aumentos de renda, emissão de recibos de renda, etc
- Controlo de contas correntes de inquilinos e
proprietários.
Naturalmente, procurou-se produzir um software
específico, completo e simultâneamente muito fácil de utilizar.
Assim, o package compreende um FICHEIRO de PROPRIEDADES, no qual será arquivado toda
a informação sobre cada propriedade, nomeadamente,
- Tipo - Moradia, Apartamento, Escritório,
etc, o qual se
insere numa tabela que é o utilizador que cria de um modo muito fácil;
- Situação - à venda, para arrendar, reservada,
etc, que
se resume a uma tabela criada pelo utilizador com as situações que quiser.
- Morada - a qual só é vista por quem tiver uma password
especial;
- Zona - a qual é mais uma vez uma tabela criada pelo
utilizador com as zonas que utiliza;
- Assoalhadas - número e descrição;
- Áreas - coberta, terreno e total;
- Proprietário - nome e número;
- Comissões - em valor, percentagem ou
overprice,
- Inventário, descrição, angariador, comissão do
angariador, etc..
-
e ainda outros campos que é o próprio utilizador
a dar o nome
Características - 45 campos a que cada utilizador pode dar a descrição que desejar.
Com a consulta rápida de propriedades, rapidamente
analisa quais as propriedades que se encaixam nas exigências dos clientes.
Neste módulo pode realizar consultas rápidas directamente para o écran filtrando o
ficheiro com os critérios que desejar, desde o número de assoalhadas, ao preço, área,
zona, etc.. Nesta consulta pode observar de uma forma muito prática as várias
propriedades ordenadas por vários critérios (zona, preço, etc.), podendo depois
observar os dados completos da propriedade escolhida. Pode ainda imprimir a ficha da
propriedade para envio ou afixação, ou mesmo desenhar a sua própria ficha, colocando os
campos onde desejar.
Por outro lado, e em ligação com o módulo de CLIENTES
POTENCIAIS, assim que introduz uma propriedade, o programa pode apresentar os clientes que
poderão estar nela interessados.
Outro módulo que o programa possui é o de CLIENTES
POTENCIAIS. Neste ficheiro serão introduzidos os interesses dos clientes,
nomeadamente em que tipo de propriedade está interessado, em que situação (para venda,
para arrendar, etc.), que áreas, que preço e quantas assoalhadas. Poderá também
introduzir características especiais, nomeadamente, com vista para o mar, com lareira,
etc. Mais tarde poderá obter listagens de clientes potenciais que se encontrem em
determinadas características, ou seja, podemos por exemplo, obter todos os clientes que
estão interessados em comprar casas com 2 assoalhadas.
Guarda todos os dados sobre cada cliente potencial. Assim, cada vez que introduz uma nova
propriedade pode de imediato ver se há algum cliente potencialmente interessado.
Outra utilidade será, assim que introduz o cliente interessado, imediatamente observar as
propriedades em carteira que se encaixam nas suas necessidades.
Para cada propriedade pode introduzir e gerir as VISITAS REALIZADAS ou AGENDADAS. Com este
módulo pode emitir relatórios das visitas realizadas a determinada propriedades,
verificar a acativaidade e resultados de determinado vendedor, gerir a agenda de visitas
com clientes potenciais, ou seja, controlar o dia-a-dia dos contactos da sua mediadora
imobiliária.
Realizada a venda da propriedade, esta será registada
noutro módulo : o módulo das VENDAS REALIZADAS E
AGENDA. Este módulo divide-se em duas áreas : o registo da venda e a agenda de
actividades (normalmente conhecida por "gestão do processo"). O registo da
venda consiste no registo dos dados principais da venda, nomeadamente :
- data da venda,
- valor da venda,
- comprador,
- proprietário,
- vendedor e sua comissão,
- angariador e sua comissão e diversos dados gerais.
Pode guardar e analisar toda a informação sobre os
processos de venda.
Assim, será simples e rápido obter as comissões de determinado vendedor ou angariador,
mesmo que separadas por pagas/não pagas, ou entre determinadas datas. Com este ficheiro
ficaremos assim com toda a informação relevante sobre cada venda efectuada.
Após registada a venda poderemos lançar actividades/eventos na sua agenda. Assim
poderemos lançar na agenda a data e valor do sinal, a data da entrega de determinado
documento, a data e valor a pagar na escritura, etc.. Assim, visto que após realizada a
actividade é registada a respectiva data, controlamos a todo o momento o que falta fazer
e quanto falta pagar. Com este módulo irão ser controladas todas as áreas após
realizada a venda.
O package compreende uma área específica para o CONTROLO
DE ARRENDAMENTOS. O modo de funcionamento desta área é muito simples e pode ser
visualizado no seguinte esquema:
- Ficheiro de Arrendamentos,
- Emissão de Recibos,
- Lançamento automático na conta corrente do inquilino e
do proprietário,
- Impressão de Recibos,
- Regularização de Recibos,
- Lançamento automático na conta corrente do inquilino,
- Pagamento ao Proprietário,
- Lançamento na respectiva conta corrente.
Todos estes procedimentos são realizados de uma forma
automática. Descrevendo o processo, começamos pelo módulo de ARRENDAMENTOS. Este
contém um ficheiro com toda a informação vital sobre cada arrendamento, nomeadamente,
inquilino, proprietário, fiador, renda, I.R.S. a reter, comissões, etc.. Neste módulo
poderemos realizar automaticamente os aumentos de renda e respectivos
mailings, mapas e
listagens com a informação sobre cada arrendamento, aviso de fim de contrato, etc..
Ao emitir recibos iremos entrar no módulo de RECIBOS de
RENDAS. Neste módulo ficarão arquivados todos os recibos emitidos com respectivos
valores de renda, comissões, I.R.S., etc.. Assim, após emitir todos os recibos de
determinado mês poderá deixar o computador a imprimi-los todos de seguida. Com as
opções de contagens e mapas definidos pelo utilizador poderá obter a qualquer momento
quais os recibos e valor por pagar, qual o total de I.R.S. retido de determinado
arrendamento, etc.. Aqui poderá também registar de uma forma rápida os recibos que vão
sendo pagos, regularizando automaticamente a conta corrente do inquilino.
Os recibos são emitidos e impressos automaticamente. Não há perdas de tempo.
O módulo de CONTAS CORRENTES tal como o seu nome indica
serve para gerir todos os movimentos de contas correntes com inquilinos ou proprietários,
nomeadamente os recibos, despesas, cheques, etc, de modo a permitir o controlo sobre os
diversos saldos.
Toda a informação sobre cada movimento de conta corrente fica registada.
Apoio A.P.E.M.I. - Associação Portuguesa de Empresas
Mediadoras Imobiliárias
Foi elaborado entre a PHC e a A.P.E.M.I. um protocolo de apoio, o qual surge na sequência
de uma minuciosa análise do software por parte dos responsáveis daquela associação,
tendo-se traduzido na recomendação da utilização destes programas para a gestão
informatizada de uma mediadora imobiliária. |