Fundado em 1997, o Grupo AMOP tem como principais objectivos o investimento
em I&D, a sustentabilidade ambiental dos seus produtos e o uso incorporado
de betão com outros elementos. Esta empresa chegou à conclusão de que tinha
uma lacuna no seu sistema de gestão: havia uma grande necessidade de ter
mapas com informação detalhada e bem organizada. Os mapas em Excel, Word
e Access, bem como a aplicação antiga, estavam a atrapalhar a gestão. Sendo
assim, a AMOP consultou o mercado com o objectivo de arranjar uma nova solução.
Solução escolhida
Após a análise de várias soluções de gestão, a escolha recaiu sobre o
PHC Advanced CS, com a aquisição dos módulos
PHC Gestão,
PHC Pessoal,
PHC Letras,
PHC CRM,
PHC Logística e
PHC Intrastat. Estes novos recursos acabaram por trazer ao Grupo AMOP
o acesso “a informação actualizada e ao detalhe que permitiu aos gestores
tomarem medidas importantes em tempo útil”, sublinha Mário Dinis, Director
de Sistemas de Informação da empresa. O implementador seleccionado foi a
WarePro,
Lda., cuja escolha foi feita devido à “experiência da equipa”, refere
o mesmo responsável.
O tempo para implementar as soluções adquiridas foi
de três meses. Na primeira fase migraram-se os dados da aplicação antiga,
e foram personalizados impressos, listagens e mapas. “Logo nesta fase foi
observado que o software da PHC tinha capacidades invulgares. A exigência
do nosso departamento de gestão em ter informações e mapas à medida teve
uma resposta pronta e eficiente do implementador e das aplicações PHC. No
decorrer da implementação ficámos com a certeza de que este software daria
resposta às necessidades verificadas”, revela Mário Dinis. Da parte da AMOP
estiveram envolvidos quatro recursos internos na implementação do PHC Advanced
CS e dois da parte da WarePro, sendo que actualmente são vinte as pessoas
que têm contacto directo com a nova aplicação.
Benefícios do projecto
“A integração dos módulos, os mapas, as análises e a facilidade da recolha
e processamento dos dados permitiu obter uma gestão mais eficaz com informações
mais detalhadas e em tempo real”, confirma Mário Dinis. Assim, depois de
todas as aplicações PHC estarem a funcionar, a AMOP consegue tirar partido
de uma informação rigorosa e actualizada, e que permite ter uma capacidade
organizativa acima da média.
Num futuro próximo, o Director de Sistemas de Informação da Empresa garante
que há a “necessidade em obter informações dos dados da empresa quando os
funcionários estão no exterior”. Deste modo, a equipa da AMOP está neste
momento a considerar a melhor solução PHC para o efeito, estando prevista
para breve a aquisição de novos módulos.
Dezembro 2011 |