O seu guia essencial sobre POS

Tudo passa pelo POS – não são só os cartões de crédito dos clientes. É o coração tecnológico de muitas empresas, quer sejam de retalho ou restauração. Por essa razão, o software POS está agora a ser utilizado como mais do que uma caixa registadora.

 

Há uma razão para que a sigla POS signifique Ponto de Venda (Point of Sale). Embora possa não ser o foco do seu negócio (os clientes não aparecem só por que se utiliza um sistema de POS) é, muitas vezes, um ponto que deve ser tido em conta.

Tudo passa pelo POS – não são só os cartões de crédito dos clientes. É o coração tecnológico de muitas empresas, quer sejam de retalho ou restauração. Por essa razão, o software POS está agora a ser utilizado como mais do que uma caixa registadora.

 

Qual é a diferença entre as diversas soluções POS e qual delas é a certa para cada indústria?
Embora as áreas de negócio sejam todas diferentes nas suas necessidades, a maioria delas tira os mesmos benefícios do POS – e podem ainda não ter percebido isso.
Quer esteja à procura de um novo POS ou tenha o objetivo de tirar partido das funcionalidades que não utiliza no seu software atual, esperamos que este guia lhe dê algumas ideias.


Comece por colocar questões
Todos os negócios já tiveram aquele cliente que faz um sem número de perguntas, que parecem nunca terminar.

Por outro lado, se cada vez mais clientes fizerem os mesmos pedidos, é algo que deve ser tido em conta – essas solicitações podem ter mais razões do que pensa.
Tome em consideração as questões que os seus clientes colocam e pense no seu negócio:
– Quão fácil é o modo de pagamento para os clientes?
– O inventário é preciso?
– Aceita diferentes cartões de crédito/débito?
– Quão fácil é controlar as horas de trabalho dos funcionários?
– Quanto tempo é que os clientes têm que esperar para pagar?

Estas são apenas algumas das questões que deveria estar a colocar a si mesmo. Todas elas são problemas que podem ser resolvidos através de uma aplicação POS.
Faça uma lista de coisas em que a sua empresa possa melhorar e descubra quão fácil ou difícil pode ser fazer alterações no software.


Use o seu POS como centro de gestão
O seu POS pode e deve ser mais do que uma caixa registadora. Há uma razão para que esteja ligado ao seu computador; use esse poder de processamento em seu proveito.
Por exemplo, a melhor maneira de controlar tudo o que entra no seu negócio é coloca-lo no sistema POS. Isso inclui o inventário, horas de funcionários e, claro, compras.

Não mantenha as coisas separadas. No final das contas, o dinheiro entra todo pelo POS, portanto, faz sentido usá-lo para controlar lucro e prejuízo.


Inventário e Compras
Se o seu inventário é gerido através de um sistema POS, de cada vez que uma compra é feita ao balcão, o artigo é subtraído ao stock. Em vez de ter que fazer duas contagens separadas, as atualizações são instantâneas.
Desta forma, irá saber, de imediato, quando algum tipo de artigo está a faltar, em vez de ter que esperar até não haver qualquer artigo na loja. Além disso, poderá configurar alertas para ser avisado no momento em que algum produto começar a escassear.
Quando o stock estiver a diminuir, muitos sistemas POS permitem realizar novas encomendas diretamente no software.


Ferramenta de comunicação
Pense em todos os dados que passam pelo seu sistema POS, diariamente. Podem ser pedidos de comida, adição de inventário, transições de dinheiro, horas de funcionários – basicamente, tudo. Esta informação não tem que ficar escondida dentro do computador.
Pode ser usada – facilmente – para lhe fornecer relatórios detalhados sobre cada aspeto do seu negócio. Tem horas a mais em tempo de trabalho de funcionários? Descubra porquê e qual o funcionário que está a trabalhar de mais. Deteta roubos? Saiba quais são os produtos em falta e a que horas é que foi descoberto o roubo.

Os sistemas POS são bons para muito mais do que gerir dinheiro – embora sejam muito bons nisso. Na verdade, deveriam estar focados em descobrir como podem levar mais dinheiro ao negócio e controlar o lucro feito pelos seus produtos.