Trabalhar a partir de casa: Problema ou Solução?

Algumas das mais antigas profissões do mundo começaram em casa. E na atualidade, uma grande parte das profissões permitem trabalhar a partir de casa.
Quais são os prós e os contras?

 

Algumas das mais antigas profissões do mundo começaram em casa. Não acredita?
Tome o exemplo do vestuário: toda a roupa utilizada na era pré-industrial (e mesmo depois disso) começou por ser fabricada a partir da casa de artesãos e, mais tarde modistas, que tiveram um papel crucial no desenvolvimento da produção de vestuário.

A par da moda, a restauração começou a ganhar forma nas cozinhas de cada um dos que decidiram ir mais longe e abrir um estabelecimento, assim como a edição livreira – lembra-se dos monges copistas? É verdade, eram eles as editoras da época, copiando obras inteiras, a partir dos escritórios improvisados nos mosteiros.

 

Na atualidade, uma grande parte das profissões permitem trabalhar a partir de casa. Para isso, já existem horários adaptados, que garantem aos funcionários tempo para conseguirem exercer a sua função sem passar a porta da rua.

No caso daqueles que têm o seu próprio negócio, a escolha de casa como local de trabalho, na fase inicial, é quase certa.

Prós e Contras
Tal como todas as situações, trabalhar a partir de casa reúne opiniões contra e a favor. Alguns dos pontos positivos incluem:
1. Flexibilidade: Com a tecnologia disponível hoje, qualquer ponto do Mundo pode ser tornado num escritório – desde que a conexão à Internet não falhe. Em casa, as condições são aquelas que escolhemos, quase sempre, com tudo aquilo que pode ser necessário junto a nós.
2. Mobilidade: Se for dono de um negócio e não possuir um escritório físico, vai poder ir ao encontro dos seus clientes onde eles quiserem. Essa mobilidade vai trazer-lhe vantagens em relação aos seus concorrentes – “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.
3. Poupança: Indiscutivelmente, se a sua empresa funcionar a partir de casa, todos os custos com infraestruturas serão poupados – a renda vai ser a mesma para a vida pessoal e para a vida profissional.

Por outro lado, o modelo atualmente instituído tem a sua razão, gerando pontos negativos na centralização de trabalho em casa:
1. Anonimidade: Todos aqueles comentários que ouve sobre a mecanização das relações, a partir do computador, possuem um grau de verdade. A interação realizada através do ecrã nunca tem a mesma condicionante empática do que um contacto pessoal, por isso, a escolha de um escritório em casa irá prejudicar o relacionamento interpessoal que teria numa loja física.
2. Vida pessoal vs. vida profissional: A fotocopiadora é do trabalho ou de casa? Quer seja funcionário ou patrão, a dificuldade em separar os dois lados da sua vida torna-se mais complexa no momento em que decide trabalhar a partir de casa. O estabelecimento de horários é mais difícil e a tendência é trabalhar a todas as horas e em todos os locais. Por vezes, a melhor solução é mesmo sair da habitação.

O meu negócio pode ser gerido a partir de casa?
Para os fundadores de empresas a ideia de ficar em casa a desenvolver projetos pode não ser a solução mais óbvia. Na maioria dos casos, a vontade é sair e mostrar ao mundo todas as potencialidades do negócio.

No entanto, para aqueles que possuem empresas com maior dimensão e que têm a seu cargo grupos de funcionários, a permissão dada aos colaboradores para trabalhar a partir de casa irá transmitir, pelo menos, quatro ideias cruciais:
1. Confiança;
2. Preocupação com a felicidade do outro;
3. Importância em comunicar;
4. Privilégio.
Se os seus funcionários já lhe falaram na possibilidade de trabalhar a partir de casa, mas ainda não está totalmente convencido, lembre-se destes fatores.

Como arrumar a casa
O espaço de casa torna-se, inevitavelmente, num local onde se sentirá confortável, por vezes, fazendo com que seja difícil concentrar toda a atenção no trabalho que pretende desenvolver.

Para uma separação mais eficaz entre a vida pessoal e profissional, um dos fatores a ser trabalhado é a configuração do local de trabalho – no caso, a habitação.

Para isso, poderá definir um estilo com o qual se identifique, propiciando um ambiente relaxado, que o ajude a focar. As cores também ocupam um papel importante no desenvolvimento criativo: pinte as paredes do seu escritório com uma cor neutra ou padrões estampados, as cores fortes podem por em causa a sua concentração. A comodidade é, também, um dos fatores indispensáveis na preparação de um bom espaço de trabalho. Assim, escolha mobiliário apropriado, que se identifique com o seu objetivo. Ao mesmo tempo, a luminosidade do seu escritório deve ser uma preocupação. O uso de luzes artificiais durante muito tempo irá prejudicar o seu processo criativo e aumentar a fatura de eletricidade. Aproveite a luz natural que as janelas oferecem, colocando o mobiliário no melhor local possível para o efeito. Por fim, não esqueça a organização. Adicione estantes, caixas, prateleiras… tudo para que toda a informação seja armazenada e encontrada de forma fácil e rápida.

Em casa ou no escritório, lembre-se de que o mais importante é focar-se no crescimento da sua empresa e trabalhar para que os objetivos sejam cumpridos.