A necessidade de controlar os registos de pacientes, as agendas de consultas médicas e os respectivos actos de forma a manter um histórico de toda a actividade clínica implicavam a escolha de um sistema específico e flexível. Por outro lado, era igualmente necessário responder de forma integrada a toda a gestão da empresa, pelo que a solução deveria possuir, de forma integrada, resposta para a vertente financeira, o controlo de stocks, a Contabilidade e os Recursos Humanos.
Outra das preocupações fundamentais era o controlo dos acordos com seguradoras de prestação de cuidados médicos e dos níveis de comparticipação de cada uma delas, permitindo assim descriminar o que é facturável ao seguro e o que estará fora de âmbito, sendo assim facturado directamente ao paciente.
Para maior adaptabilidade do sistema foram ainda incorporadas diversas customizações como a classificação de doenças CID-10, a gestão de Exames e Análises Clínicas, a gestão de Internamentos e o controle de Honorários por Especialista. Considerando esta realidade específica, os responsáveis foram ao mercado moçambicano em busca de soluções informáticas que pudessem responder a estas exigências, tendo optado pela implementação dos sistemas PHC.
“A escolha recaiu sobre a PHC por nos ter mostrado capacidade de responder de forma transversal às diversas necessidades de gestão de uma clínica e por se ter mostrado uma ferramenta bastante flexível”, revela Hulesh Vrajalal, director da Clinicare.
Solução escolhida
Considerando as necessidades de um sistema integrado de informação para a gestão de uma unidade clínica, a opção recaiu sobre a gama PHC Advanced CS, com os módulos PHC Clínica CS, PHC Gestão CS, PHC Pessoal CS e PHC Imobilizado CS. Utilizando a forte capacidade de customização disponibilizada pela gama PHC Advanced CS, “foram desenvolvidos diversos procedimentos com vista a controlar correctamente a actividade clínica”, e para permitir em simultâneo, ”a facturação automática das consultas e dos diversos actos médicos”.
Benefícios do projecto
De acordo com Hulesh Vrajalal, a PHC conseguiu implementar de uma forma “muito feliz uma solução integrada”. A personalização feita a pensar nas necessidades concretas da Clinicare permitiu ajustar a solução às necessidades “permitindo uma maior eficácia dos serviços administrativos”, conclui o mesmo responsável.
Dezembro 2012
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