Header Web
Logo_PHC_Software

Modelo de Comunicação SEPA

Sabia que a 1 de fevereiro de 2014 todas as transferências a crédito e débitos diretos serão efetuados no formato SEPA?
Alteração em Portugal


Saiba mais:

O que é - A legislação - Modelo de Comunicação - O que muda no PHC CS - Webinar gratuito - Infografia explicativa



Modelo de comunicação entre empresas e bancos:
A partir de 1 de fevereiro de 2014, para efetuar pagamentos em lote (ficheiros de pagamentos e/ou cobranças), as empresas terão de usar o formato XML, baseado na norma ISO20022, para comunicar com os seus Prestadores de Serviços de Pagamento.
No entanto, até 1 de fevereiro de 2016, poderá ser permitido às empresas a utilização de serviços de conversão técnica para o referido formato, os quais poderão ser disponibilizados por fornecedores de software ou pelos próprios Prestadores de Serviços de Pagamento com que se relaciona.

A empresa utiliza o formato ISO20022 XML na comunicação com os seus Prestadores de Serviços de Pagamento?
Se não, a utilização da norma ISO20022 XML pode implicar a adaptação do seu sistema informático. Em alternativa, e se o formato atualmente utilizado contiver os elementos de informação obrigatórios para efetuar Transferências a Crédito SEPA e Débitos Diretos SEPA, as empresas poderão utilizar serviços de conversão técnica, disponibilizados pelos fornecedores de software ou pelos Prestadores de Serviços de Pagamento que tenham contratado para o efeito.

Pode a empresa utilizar o modelo de Débitos Diretos SEPA para efetuar as suas cobranças nacionais e transfronteiriças em simultâneo?
Pode, pois não existem práticas diferenciadas entre países do espaço SEPA. No entanto, devem ser tidos em consideração os novos prazos definidos para os Débitos Diretos SEPA (distintos entre os serviços CORE e B2B).
Fonte: Banco Central Europeu

Footer Web
Logo_PHC_Software LinkedIn Instagram Facebook YouTube
Powered by PHC CS