Instruções Internas

Execução de tarefas sem dúvidas


Muitas vezes os utilizadores não têm presente quais as regras internas da empresa. Para simplificar o acesso a essas regras criámos a funcionalidade instruções internas, que permite configurar um texto para aparecer numa janela própria quando se abre um determinado ecrã ou, por exemplo, quando se executa uma determinada acção nesse ecrã, como introduzir, alterar ou apagar um registo. Isto para que o utilizador seja de imediato alertado, e possa fazer o seu trabalho de acordo com o que é esperado.

Esta opção está condicionada pelo parâmetro “Usa instruções internas”, nos Parâmetros Gerais que, por defeito, se encontra inactivo. Quando activado permite accionar a opção de Instruções Internas existente no módulo Supervisor, Framework PHC.

Para criar uma Instrução Interna, deverá ter presente qual o nome do ecrã onde pretende criar a mesma, nome esse que poderá consultar através da listagem rápida existente para o campo Ecrã. O nome do ecrã ficará precedido de um “S” de screen, juntamente com o nome da tabela, conforme exemplo na imagem.




Poderá definir se a mensagem aparece ao utilizador ao Introduzir, alterar, apagar ou se aparece apenas na primeira vez que o utilizador abre esse ecrã.

Os destinatários desta Instrução Interna podem ser seleccionado de entre “Sem controlo de acessos”, “Acesso privado para um utilizador”, “Acesso x à tabela y” ou se é um “Acesso por tipo de perfil”, indicando em seguida qual o perfil.
Depois de efectuadas estas configurações e de indicado se a regra se encontra ou não inactiva, deverá colocar no separador “Texto” a mensagem pretendida. É ainda possível configurar uma Condição, onde pode definir se a mensagem aparece apenas em determinado Documento de Facturação, por exemplo, nas Facturas.

A página “Condição” só se encontra disponível se possuir as gamas PHC Advanced ou PHC Enterprise. Nesta última existe, ainda, a possibilidade da expressão da condição ser um programa.

No exemplo dos Códigos de Tesouraria, ao criar um novo registo surge, automaticamente, a mensagem previamente concebida como Instrução Interna.




Com a utilização das Instruções Internas nos vários ecrãs principais da aplicação, os utilizadores terão sempre avisos automáticos de como devem efectuar as mais variadíssimas acções, evitando possíveis erros.

Esperamos que esta funcionalidade seja do seu agrado e que lhe seja bastante útil. Aguardamos que nos envie as suas sugestões para a PHC.

Esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,

Cláudio Marques
Investigação
PHC



Abril 2007

Veja ainda...

Personalizar as colunas das grelhas de Documentos
Templates de Software
Trabalhar com software Rosa
Sincronização com Calendários Externos
Textos rápidos
Visual da Aplicação
Alteração do nome da empresa
Exportar/Importar registos para XML
Painel de Ecrã
Colocar um ecrã no arranque
Barra de Ferramentas Personalizadas
Memorizar Perguntas
Log de registos apagados
Atalhos para tarefas diárias
Painel Central
Como colocar ecrãs nos Favoritos
Colocar Logótipo no Navegador
Assistente de Regras do Utilizador
Recuperar último texto não gravado
"Autocomplete" em campos de texto
Tracking de Acções de Utilizador