Histórico das impressões

Saber o que foi impresso e por quem


Com o software PHC é sempre possível visualizar rapidamente se determinado documento já foi impresso. No entanto, pode ter a necessidade de saber exactamente quem o imprimiu.

Para obter essa informação, nas configurações de impressões definidas pelo utilizador (IDU) poderá, no separador “Histórico”, activar a opção “Guarda o histórico das impressões efectuadas com este IDU”, de forma a guardar um histórico das impressões efectuadas de cada IDU.

Ao seleccionar esta opção activa o histórico de impressões, para o qual pode definir se “Guarda apenas a última impressão” ou se “Guarda um histórico de todas as impressões”.




No primeiro caso só obterá informação relativa à última impressão efectuada para aquele registo. No entanto, para o segundo caso, é possível consultar uma listagem ordenada por data e identificativa do utilizador e do nome da impressão (IDU) utilizada.

Essa listagem encontra-se no “menu de opções”, “opções com o registo”, “ver quem já imprimiu este registo”, em todos os ecrãs principais.




É ainda possível configurar para cada IDU se “Controla reimpressão”. Para isso, ao activar esta opção a reimpressão de documentos fica condicionada aos acessos atribuídos por utilizador ou à atribuição de uma password também aqui definida.

Existem vários tipos de Acessos para Reimprimir:

“Sem controlo de Acessos” – Qualquer utilizador pode imprimir;

“Acesso privado para um utilizador” - Uma vez seleccionada esta opção surge um campo para definição do utilizador que tem acesso a reimprimir;

“Acesso X à tabela Y” – Se esta opção se encontrar seleccionada, somente os utilizadores que tenham um determinado acesso a uma tabela podem reimprimir livremente;

“Acesso por tipo de perfil” – Somente os utilizadores que pertencerem ao perfil designado podem reimprimir livremente, conforme se pode observar na primeira imagem. Desta forma, todos os outros utilizadores só poderão reimprimir se lhes tiver sido atribuída a password acima definida.

Pretende-se com estas opções, não só obter a informação de quem já imprimiu o registo, como também poder restringir o acesso à reimpressão dos documentos, através de níveis de acesso.

Contamos que esta informação lhe seja útil e que esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,

Cláudio Marques
Investigação
PHC



Junho 2007

Veja ainda...

Ligações entre IDUs
Impressões personalizadas
Dicas para as Impressões Definidas pelo Utilizador
IDUs em cache
IDU com duplicados
Previsão de IDU
Enviar IDU’s para OpenOffice
Impressão de Listagens sem Cor
Como colocar um gráfico num IDU
Impedir reimpressão de IDUS (Impressões definidas de utilizador)
Filtro nas Impressões
Conceitos base sobre área de impressão nos IDUs