Barra de Ferramentas Personalizadas

Opções organizadas à sua medida e gosto


O software PHC possui diversas ferramentas que lhe permitem personalizar o seu ambiente de trabalho adaptando-o à sua realidade e gosto pessoal.
Esta iDirecto foca-se numa destas opções da framework PHC e apresenta-lhe a Barra de Ferramentas Personalizada, uma funcionalidade que existe em todas as gamas de software PHC na versão 2008.

A barra de ferramentas personalizada permite agrupar as opções dos diversos módulos pela ordem e com a designação que desejar. Assim, numa barra apenas, é possível agregar as funcionalidades PHC mais utilizadas no dia a dia, misturando na mesma as opções dos diversos módulos com que habitualmente se trabalha. 
Para complementar esta optimização de espaço e tempo o software permite ainda personalizar a barra consoante o gosto e a necessidade de cada utilizador, nomeadamente, através de imagens.

Para criar uma barra de ferramentas personalizada pode simplesmente adicionar as opções à barra, conforme navega no software pelos ecrãs que mais usa na sua rotina. Em cada ecrã que entrar, nas opções de menu, apenas tem que seleccionar a opção: Colocar este ecrã na Barra de Ferramentas.




Depois de constituída a nova barra de ferramentas pode personalizá-la através da grelha na opção existente para este efeito na Manutenção Personalizada.
Aqui pode alterar as imagens, a descrição e a dica (tooltip) de cada opção.

Assim, por exemplo, pode configurar a opção dos Clientes colocando-a com a imagem dos Fornecedores, renomeá-la para Meus Clientes e colocar o texto Aceder aos Meus Clientes como dica.




Nas gamas PHC Corporate e PHC Advanced estas são as propriedades de cada opção da barra de ferramentas personalizada que podem ser alteradas. A gama Enterprise por seu turno, apresenta mais uma opção aos utilizadores que tenham acesso de supervisão às Toolbars de utilizadores. Esta opção tem o título Acção e permite introduzir código Xbase, de modo a alterar o comportamento da opção da barra de ferramentas. Assim podemos, por exemplo, abrir o browser na página que queremos gowww("www.phc.pt") ou chamar um programa externo shellexec ("excel.exe").

Em conclusão, o software PHC permite-lhe a qualquer altura criar e personalizar a sua barra de ferramentas que pode ser utilizada sozinha ou em simultâneo com as restantes, específicas de cada módulo PHC.

Esta é mais uma funcionalidade PHC desenhada a pensar si, concebida para que possa trabalhar numa aplicação cujo visual, organização e acessibilidade de opções reflictam o seu gosto pessoal e respondam às suas necessidades enquanto utilizador. 

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,

Márcia Silva
Qualidade
PHC



Agosto 2007

Veja ainda...

Trabalhar com software Rosa
Personalizar as colunas das grelhas de Documentos
Templates de Software
Sincronização com Calendários Externos
Textos rápidos
Visual da Aplicação
Colocar um ecrã no arranque
Exportar/Importar registos para XML
Alteração do nome da empresa
Painel de Ecrã
Memorizar Perguntas
Log de registos apagados
Atalhos para tarefas diárias
Painel Central
Como colocar ecrãs nos Favoritos
Colocar Logótipo no Navegador
Assistente de Regras do Utilizador
Instruções Internas
Recuperar último texto não gravado
Tracking de Acções de Utilizador
"Autocomplete" em campos de texto