Monitor de Logística

Qualidade e rapidez na entrega da mercadoria


Um dos momentos críticos da operação logística é o da expedição da mercadoria. A pensar numa forma de o facilitar e automatizar, criámos no software PHC um monitor que permite alocar o material e definir todas as variáveis da expedição no mesmo ecrã.

Este monitor, disponível com o módulo de Logística a partir da versão 2007 e nas gamas Advanced e Enterprise, tem como principal objectivo gerar automaticamente Dossiers Internos de clientes que estejam configurados para dar saída de mercadoria.

O monitor de logística encontra-se no Menu “Análises”, “Gestão”, "Stocks".
Os dados que constam deste monitor podem ser provenientes de várias origens, desde Dossiers Internos (Encomendas de Clientes, Pedidos ao Armazém, etc) até Documentos de Facturação. No entanto, aproveitando todas as suas capacidades e a sua versatilidade de configuração pode servir para outros propósitos como para expedir material só para clientes externos ou só para os clientes internos.

Caso exista mais que uma configuração para o Monitor de Logística, ao entrar no mesmo é mostrada uma lista de modo a poder fazer a sua escolha.




Ao entrar a informação pode ser visualizada tendo por base o cabeçalho dos documentos ou as linhas dos mesmos, pelo que deve clicar em «Ver Cabeçalhos» ou «Ver Linhas» no canto inferior esquerdo do ecrã.

Pode ainda ordenar a informação, bastando para isso clicar sobre o título da coluna pela qual pretende ordenar, ordenação essa que o Monitor manterá da próxima vez que o utilizador o voltar a usar.




As cores Verde e Vermelho identificam as opções “Ver já emitidos em” e “Ver já aviados”, respectivamente.

Durante a utilização do monitor deve escolher uma viatura para expedição da mercadoria, para tal existe no topo do Monitor, uma caixa de selecção onde pode fazer a sua escolha. A lista disponível nessa caixa de selecção provém da listagem de Viaturas de Expedição (acessível no Menu “Tabelas”, “Gestão”).
Assim ao seleccionar registos na grelha, estes são automaticamente preenchidos com a Viatura, Data e Hora de expedição indicado no topo do monitor. Desta forma, o utilizador pode gerar no mesmo processo documentos para serem expedidos por diferentes viaturas, em datas/horas diferentes.
Deve clicar no botão “Emitir” quando estiver preparado para iniciar o processo de emissão de documentos a partir do Monitor de Logística. No final da emissão é apresentado o relatório detalhado com a identificação de todos os documentos emitidos com sucesso e das situações que não tenham permitido a emissão de documentos como, por exemplo, ruptura de stock.




Clique no seguinte link e conheça melhor o módulo de que fala esta iDirecto:
PHC Logística

Esperamos que esta informação lhes tenha sido útil, contamos consigo em próximas edições da iDirecto.

Cumprimentos,

Armando Gaspar
Investigação
PHC



Agosto 2008

Veja ainda...

Monitor de Picking Lists
Multi-Moradas nos clientes