Conceitos base sobre área de impressão nos IDUs

Como ajustar a área de impressão ao tamanho do papel


De certeza que já teve situações em que quando imprime um documento, por exemplo uma Factura, gostaria que as linhas do documento fossem melhor aproveitadas na folha A4, ou mesmo quando o documento tem mais do que uma página, fossem colocadas mais linhas na página principal?

As configurações de Impressão Definida pelo Utilizador (IDU) permitem ajustar as áreas do IDU (separadores) e respectivos objectos (textos, imagens, variáveis, etc) de forma a conseguir rentabilizar e optimizar as nossas impressões.

Nesta imagem podemos observar os vários separadores existentes na configuração de impressão definida pelo Utilizador assim como imagens, textos, campos e objectos:




Por exemplo, o caso de uma factura com mais do que uma página de impressão, pois contém demasiados artigos para caberem todos na mesma página. É possível aumentar o espaço disponível para as linhas, reduzindo o espaço existente entre os separadores de Cabeçalho (cabeçalho da Página, cabeçalho das linhas) e os separadores de Rodapés (Rodapé das Linhas, Rodapé da Página). Ao reduzir o espaço que estiver ocupado por estes separadores, vai libertar espaço para ser utilizado pelas linhas do documento.

Por outro lado, quando a impressão ocupa várias páginas, e caso estejamos a utilizar a área ocupada pelo separador “Cabeçalho da Página” na configuração definida pelo utilizador, ao ser impressa a segunda página do documento, o cabeçalho é omitido, conforme podemos observar na próxima imagem.




Para contornar esta situação, é possível alterar a configuração de impressão definida pelo utilizador, para que o cabeçalho possa ser impresso em todas as páginas.

Para isso, deveremos abrir o espaço ocupado no Cabeçalho das Linhas, passar todos os objectos, textos e variáveis existentes dentro do separador Cabeçalho da Página para o espaço livre no separador Cabeçalho das linhas e, desta forma, o cabeçalho do documento já será impresso em todas as páginas. Na imagem seguinte poderemos observar essa alteração, comparando-a com a primeira imagem desta iDirecto, em que todos os campos, imagem, objectos e textos foram arrastados para o Cabeçalho das linhas.




Para mais facilmente ter uma percepção de como está a ficar o seu trabalho final de elaboração do IDU, é ainda possível esconder os vários separadores através da conjunção das teclas Ctrl+H. Para repor os separadores basta voltar a realizar a mesma conjugação de teclas e os separadores voltarão a ficar visíveis.

Com estas dicas, poderá não só optimizar a área de impressão dos seus IDUs, como também tirar partido das várias ferramentas e conceitos existentes nas configurações de impressões definidas pelo utilizador.

Contamos que lhe seja útil esta informação, e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,

Cláudio Marques
Investigação
PHC



Janeiro 2009

Veja ainda...

Ligações entre IDUs
Impressões personalizadas
IDUs em cache
Dicas para as Impressões Definidas pelo Utilizador
IDU com duplicados
Previsão de IDU
Enviar IDU’s para OpenOffice
Impressão de Listagens sem Cor
Histórico das impressões
Como colocar um gráfico num IDU
Impedir reimpressão de IDUS (Impressões definidas de utilizador)
Filtro nas Impressões