Assistente de Regras do Utilizador

Como garantir o preenchimento de determinado campo


Vamos imaginar o seguinte cenário. Alguém necessita de uma listagem com todos os nossos clientes, mas separados pelas respectivas zonas geográficas. Até aqui, tudo bem. Uma das formas para chegar a esta análise, poderá ser criar um mapa definido com o nome do Cliente, separado e ordenado pelo campo “Zona do Cliente”. Mas, ao visualizar o mapa, o que é que verificamos? Existem clientes que não têm o campo da Zona do Cliente” preenchido. Resultado? Uma série de Clientes agrupados numa zona “em branco”, visto o respectivo campo não estar preenchido.


Este foi apenas um pequeno exemplo, pois esta situação acontece-nos diariamente, e nas mais variadíssimas situações. No entanto, existe uma forma de podermos evitar que determinados campos possam ficar por preencher. Caso determinado campo deva ser sempre preenchido quando um registo é criado ou alterado, podemos através das Regras do Utilizador, funcionalidade existente em Supervisor, Framework PHC, criar obrigatoriedade de preenchimento para determinado campo, ou até mesmo se preferir, criar apenas um aviso para o preenchimento do campo.




Acedendo a Supervisor, Framework PHC, Regras do Utilizador, encontramo-nos no ecrã para a criação das Regras do Utilizador. Quem já conhecer a Framework PHC, poderá construir a Regra, indicando o nome da Tabela, o comando X-Base a utilizar, etc. No entanto, para facilitar a criação de uma Regra de Utilizador, existe também um Assistente de Regras do Utilizador (botão do lado direito do ecrã das Regras do Utilizador) que nos permite de uma forma muito simples, criar uma Regra do Utilizador para determinado campo. Seleccionando o botão do Assistente, vamos navegar por uma série de passos acompanhados sempre por explicações sobre cada uma das opções existentes, e ao chegar ao último passo, estarão definidos todos os critérios que vamos usar na regra, ou seja para que ecrã, para que campo, qual a mensagem a ser apresentada ao utilizador, e que tipo de Regras pretendemos: se não deixa gravar, se apenas avisa e deixa gravar, ou até mesmo se não permite apagar o registo.



Após concluir todos os passos do Assistente, a Regra está criada e imediatamente disponível para utilização. Assim, ao alterar ou introduzir um novo registo, neste caso uma ficha de Cliente nova, em que o campo “Zona do Cliente” não está preenchido, será automaticamente fornecida uma informação ao utilizador, alertando-o para o facto da necessidade, obrigatória ou não, do preenchimento do campo.



Desta forma, poderá garantir que campos em que seja necessário que o seu preenchimento não seja esquecido, alertar ou mesmo impedir que os utilizadores gravem determinado registo sem que a informação esteja totalmente preenchida.

Seja para possíveis análises, ou simplesmente para a correcta coerência dos dados dos registos, as Regras do Utilizador permitem criar automatismos que auxiliam os seus utilizadores a não deixar passar despercebido ou no esquecimento, informação de análise importante para a empresa.


Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,
 

Cláudio Marques
Investigação
PHC



Março 2009

Veja ainda...

Trabalhar com software Rosa
Personalizar as colunas das grelhas de Documentos
Templates de Software
Sincronização com Calendários Externos
Textos rápidos
Visual da Aplicação
Colocar um ecrã no arranque
Exportar/Importar registos para XML
Alteração do nome da empresa
Barra de Ferramentas Personalizadas
Painel de Ecrã
Memorizar Perguntas
Log de registos apagados
Atalhos para tarefas diárias
Painel Central
Como colocar ecrãs nos Favoritos
Colocar Logótipo no Navegador
Instruções Internas
Recuperar último texto não gravado
Tracking de Acções de Utilizador
"Autocomplete" em campos de texto