Análises Multi-Dimensionais

Atinja uma dimensão superior nas suas análises


Já conhece as Análises Multi-Dimensionais? E conhece bem, tudo o que elas permitem fazer? Caso a sua resposta seja não ou talvez, provavelmente esta iDirecto ser-lhe-á bastante útil.


As Análises Multi-dimensionais, disponíveis apenas nas Gamas PHC Advanced e PHC Enterprise , são tabelas interactivas que permitem analisar de uma forma extremamente rápida, grandes quantidades de dados. Nas Análises Multi-Dimensionais, podemos movimentar os diversos elementos da página, das linhas e colunas, de forma a poder obter resumos, filtros ou detalhes diferentes, tudo com base nos mesmos campos. Esta versatilidade é especialmente útil caso tenhamos muitos valores a comparar, pois estas permitem não só a ordenação e totalização automática dos valores, como também permitem alterar rapidamente a forma de visualização de todas as dimensões pelas quais estamos a realizar a análise.


Apresentamos-lhe em seguida um exemplo, de uma Análise Multi-Dimensional que se encontra disponível no PHC Dashboard Restauração.




Quando acedemos a esta análise Multi-Dimensional, podemos de imediato observar variadíssima informação relativamente às vendas mensais de duas Lojas separadamente, como também dos respectivos Sectores de cada Loja, e com os Totais parciais e Gerais. No entanto, a versatilidade das Análises Multi-Dimensionais, permitem-nos rapidamente arrastar determinados critérios para locais diferentes, de forma a proporcionar-nos de forma imediata, leituras completamente diferentes da nossa leitura inicial.


Por exemplo, vamos neste caso arrastar a dimensão “Nome do Operador” que se encontra na zona Página da análise, e que não está a mostrar-nos qualquer tipo de valores, para a zona onde se encontram as dimensões Loja e Sectores, que já nos estavam a revelar dados.




Automaticamente, a análise é toda reconstruída com base na alteração que fizemos, e podemos passar a ver a distribuição dos valores não só pela Loja, mas também com a distribuição das vendas agrupada pelos vários Operadores das Lojas, e por cada Sector. Esta foi a primeira alteração que efectuámos, poderemos fazer qualquer tipo de alteração com as dimensões, arrastando-as para o local que desejarmos.

Sem necessitar de criar qualquer outro tipo de análise, no mesmo local, com o simples arrastar das dimensões para locais diferentes, poderemos de forma imediata alterar completamente a leitura de toda a informação constante na análise.




Como podem observar em mais esta imagem, sempre com base nas mesmas dimensões, podemos alterar radicalmente os nossos objectivos de resultados, com um simples arrastar das dimensões para os diferentes locais, seja para o cabeçalho da análise, para as colunas, para as linhas com os resultados, não temos limite no cruzamento dos dados escolhidos para a análise Multi-Dimensional.


Usámos como exemplo esta Análise Multi-Dimensional existente no PHC Dashboard Restauração, no entanto poderemos criar análises Multi-Dimensionais em qualquer área do Software PHC, em que a sua construção é bastante fácil de realizar, visto existir também um Assistente que nos auxilia passo a passo, na criação das mesmas.

Contamos que lhe seja útil esta informação, e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,


Cláudio Marques
Investigação
PHC



Abril 2009

Veja ainda...

Análises avançadas em formato Tag Cloud
Mapas Desenhados