IDUs em cache

Aumentar a perfomance nas Impressões Definidas de Utilizador


De certeza que já passou por situações em que, ao imprimir um documento, por exemplo, uma Factura, gostaria que o seu sistema fosse ainda mais rápido na execução desta tarefa.


Quando se imprime um IDU, existem duas fases na impressão. Uma primeira fase, onde são verificados quais os campos e expressões que o utilizador escolheu, qual o layout do IDU, etc., ou seja, tudo o que está relacionado com o aspecto gráfico do IDU. E uma segunda fase, que consiste na leitura dos dados do servidor, a sua aplicação ao IDU escolhido e a respectiva impressão.


Existe um parâmetro geral de IDUs com o nome "Os IDUs usam cache para imprimir (Excepto os IDUs em modo de texto)", que faz com que as impressões, previsões ou exportações de IDUs fiquem um pouco mais rápidas. Esta é uma opção disponível desde a versão 2006 em todas as gamas.





Quando este parâmetro se encontra activo, ao imprimir pela segunda vez um determinado IDU, apenas a segunda fase é executada, visto que da primeira vez que o IDU foi impresso, os dados calculados na primeira fase foram guardados em cache, deixando de ser necessário recalculá-los novamente.


Esta funcionalidade traduz-se num aumento da velocidade com que os IDUs são impressos e é ignorada para os IDUS em modo de texto.


Com esta dica, poderá optimizar ainda mais a área de impressão dos seus IDUs.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,

Jorge Pinto
Formação
PHC




Setembro 2009

Veja ainda...

Ligações entre IDUs
Impressões personalizadas
Dicas para as Impressões Definidas pelo Utilizador
IDU com duplicados
Previsão de IDU
Enviar IDU’s para OpenOffice
Impressão de Listagens sem Cor
Histórico das impressões
Como colocar um gráfico num IDU
Impedir reimpressão de IDUS (Impressões definidas de utilizador)
Conceitos base sobre área de impressão nos IDUs
Filtro nas Impressões