Painel Central

Um ambiente de trabalho personalizado dentro da própria aplicação


Para as gamas PHC Advanced e PHC Enterprise, existe uma funcionalidade designada “Painel Central”, que permite não só visualizar dados no próprio ambiente de trabalho do Software PHC, como também aceder a funcionalidades de uma forma muito rápida e prática através de um único clique, sejam acessos directos a ecrãs, análises, indicadores, snapshots, etc., e que podem ser personalizadas pelo próprio utilizador.



Para utilizar o Painel Central, deverá ser activado previamente o parâmetro respectivo, conforme podemos visualizar na imagem seguinte. É também possível definir o número de colunas que se pretende utilizar no Painel Central, no mínimo uma coluna, e no máximo três.



Assim que o parâmetro “Usa painel central” é activado, surge no menu “Sistema” uma opção “Abrir/Fechar Painel Central”, para que se possa esconder e voltar a chamar o Painel central sempre que se desejar.


Para disponibilizar as opções no Painel Central, existem várias formas:


Através das “Opções de Navegação”, disponível em Supervisor, Framework PHC, poderemos configurar para o Painel Central variadas reacções, desde abrir um ecrã da aplicação em modo de consulta ou de introdução, executar uma Procura, correr um programa externo, executar uma Análise Avançada, uma Análise Multi-Dimensional, ou um Painel de Informação. É também possível configurar em qual das colunas do Painel Central aparecerá a opção, assim como a ordem de visualização dentro da coluna.





Outra forma de disponibilizar opções no Painel Central é a partir de Análises Avançadas de Utilizador, onde através da configuração de Snapshots, se define a informação a utilizar.



É também possível, a partir de ecrãs principais, colocar opções de consulta ou criação de registos no Painel Central, directamente a partir do ecrã em que se esteja posicionado.



Para que toda a informação esteja sempre actualizada no Painel Central, existe também um local na “Manutenção personalizada” (em Sistema), que permite definir a velocidade de actualização (em minutos) dos Snapshots no Painel Central.

Dadas as especificidades dos módulos PHC POS, PHC Restauração e PHC Interop, que utilizam muitas funcionalidades na zona central da aplicação, o Painel Central não pode ser utilizado nestes módulos.


Com o Painel Central, poderemos ter concentrados num único local atalhos, indicadores, listagens, gráficos, com as opções que habitualmente necessitamos, para que possamos não só aceder às funcionalidades rapidamente, como também observar instantaneamente vários resultados em simultâneo, sem perdas de tempo ou navegações demoradas dentro da aplicação.


Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.


Até breve,


Cláudio Marques
Formação
PHC



Outubro 2010

Veja ainda...

Trabalhar com software Rosa
Personalizar as colunas das grelhas de Documentos
Templates de Software
Sincronização com Calendários Externos
Textos rápidos
Visual da Aplicação
Colocar um ecrã no arranque
Exportar/Importar registos para XML
Alteração do nome da empresa
Barra de Ferramentas Personalizadas
Painel de Ecrã
Memorizar Perguntas
Log de registos apagados
Atalhos para tarefas diárias
Como colocar ecrãs nos Favoritos
Colocar Logótipo no Navegador
Assistente de Regras do Utilizador
Instruções Internas
Recuperar último texto não gravado
Tracking de Acções de Utilizador
"Autocomplete" em campos de texto