Facturas de adiantamento associados a dossiers internos

Sabia que é possível efectuar a sinalização de uma encomenda?


Muitas vezes ao efectuar uma encomenda de elevado valor monetário, ou relativa a um artigo que não exista em stock, é usual solicitar ao cliente um “sinal” por forma a garantir o compromisso da aquisição.

Para responder a esta necessidade deve, no ecrã de Configuração de Dossiers Internos, em "Configuração", activar a opção "Permite associar Facturas de Adiantamento".

Desta forma, ao gravar a introdução de uma encomenda de cliente configurada com esta opção surge a pergunta "Quer introduzir um Factura de Adiantamento?".

Se responder que sim, a aplicação abre o ecrã de Facturas de Adiantamento já com a informação do cliente preenchida (proveniente do dossier). Ao gravar a factura de adiantamento este fica automaticamente associado à encomenda de cliente.

Se responder que não, apenas é gravado o dossier.

Na encomenda de cliente, ao clicar no botão "Adiantamento(s)", o utilizador pode também escolher as opções "Consultar Factura(s) de Adiantamento" e "Introduzir Factura de Adiantamento".

idir_recibos_adiantamento



A seguir, no ecrã de Facturas de Adiantamento, o utilizador poderá inclusivamente consultar os dossiers internos do adiantamento através do botão “Dossiers”. Ao clicar neste botão é seleccionado automaticamente o dossier interno associado.

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Neste ecrã também pode eliminar a associação existente, bem como associar o adiantamento a outro dossier interno através do mesmo botão.

Para concluir o processo, resta apenas efectuar a facturação da encomenda e regularizar a factura de adiantamento. Para isso, no ecrã de Configuração de Documentos de Facturação, em "Configuração”, o utilizador deve activar as opções "Conta corrente: Regulariza adiantamentos" e "Permite regularizar Facturas de Adiantamento associados aos Dossiers Internos”. Esta configuração permite a escolha de uma de três opções: "Não faz nada"; "Pergunta"; "Automático".

Se escolher a opção "Não faz nada" o documento de facturação segue a rotina já existente de regularização de facturas de adiantamento, ou seja, manual.

Se escolher a opção "Pergunta" é apresentada uma lista, onde deve seleccionar os recibos a regularizar, caso as linhas do documento provenham de um dossier interno.

Se escolher a opção "Automático" nada é mostrado e é efectuada a regularização de todos as facturas de adiantamento para o cliente, caso as linhas do documento provenham de um dossier interno.

Esta funcionalidade existe em todas as gamas do módulo PHC Gestão CS a partir da versão 2013 e torna-se bastante útil no quotidiano das transacções comerciais.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,

Ricardo Velosa
Qualidade
PHC



Novembro 2012

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