Impressões personalizadas

Tipo de fundo e objetos no desenho de IDUs

Sabia que pode utilizar imagens de fundo personalizadas no IDU?

 

Imagine que pretende colocar na impressão do seu documento de faturação uma determinada marca de água personalizada. Ou que necessita, por exemplo, de criar um mapa de gestão da contabilidade imprescindível para o seu ramo de atividade, com base num layout de um formulário fiscal que é atualizado todos os anos no site da AT.

 

Anualmente o seu mapa pode sofrer alterações e terá de redesenhar na íntegra o layout do impresso oficial, o que pode ser uma tarefa longa e enfadonha.

 

O ideal seria utilizar uma imagem de fundo com o layout do impresso. Mas como?

 

Para isso no desenho do IDU, no menu “Sistema” basta escolher a opção “Tipo de fundo”.

 

Ao utilizar esta opção será aberto o ecrã "Tipo de fundo do IDU”, onde pode escolher
alguns tipos de imagens pré-definidos (apenas na previsão) ou personalizar o seu próprio tipo de fundo com base num ficheiro de imagem (bmp, jpeg, gif, etc.) através da opção “Definido pelo utilizador”.



Ao selecionar esta última opção, de seguida deve indicar o local onde se encontra o ficheiro relativo à imagem que pretende definir como fundo do IDU.


Pode também optar por gravar essa imagem na base de dados em vez de estar no disco, facilitando o transporte de um IDU entre computadores sem se preocupar com a localização das imagens.


Se ativar a opção "Imprimir imagem como fundo do IDU", ao fazer a previsão do documento a imagem selecionada para o fundo do IDU encontra-se visível. Caso esta opção esteja inativa, ao prever o documento o tipo de fundo definido apenas fica visível aquando da impressão do documento.

 

Pode ainda selecionar cada objeto do seu IDU, fazer clique direito do rato, escolher a opção “Propriedades” e definir também o seu tipo de fundo (transparente ou opaco). Através desta opção pode, por exemplo, visualizar outros objetos que fiquem por detrás de determinado objeto.

 


Como se pode concluir através destas excelentes ferramentas, o utilizador tem a possibilidade de escolher a aparência do fundo do seu IDU, incluir imagens e gravá-las na base de dados, assim como atribuir um fundo transparente ou opaco aos objetos que fazem parte do seu IDU.

 

A grande vantagem é que todo este processo é muito simples e rápido de efetuar e torna na generalidade as impressões dos seus documentos visualmente muito mais atrativas.

 

Esta funcionalidade está disponível em todos os módulos das gamas PHC Corporate CS, PHC Advanced CS e PHC Enterprise CS a partir da versão 2014.

 

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

 

Até à próxima,


Ricardo Velosa
Qualidade
PHC



Fevereiro 2014

Veja ainda...

Ligações entre IDUs
Dicas para as Impressões Definidas pelo Utilizador
IDUs em cache
IDU com duplicados
Previsão de IDU
Enviar IDU’s para OpenOffice
Impressão de Listagens sem Cor
Histórico das impressões
Como colocar um gráfico num IDU
Impedir reimpressão de IDUS (Impressões definidas de utilizador)
Filtro nas Impressões
Conceitos base sobre área de impressão nos IDUs