Gestão de cheques no PHC Gestão CS

Consiga um maior controlo sobre os cheques da empresa

Sabia que pode agilizar a tarefa de gerir os cheques recebidos - sabendo sempre qual o seu estado, se os mesmos já se encontram depositados, que cheques pré-datados possui em carteira ou que cheques existem no estado de incobráveis?

Antes de iniciar a utilização da Gestão de Cheques é necessário validar nos parâmetros do sistema as seguintes opções:

 

- Utiliza gestão avançada de Títulos de Tesouraria
- Número de vezes que o mesmo Título de Tesouraria pode ser incluído num Talão de Depósito
- Ref. de stocks para lançamento de encargos de Títulos de tesouraria na Faturação
- Código de tesouraria para registo de encargos de Títulos de tesouraria

 

O registo de um título em carteira pode ser efetuado através das seguintes opções:

 

- Registo do título no ecrã “Recibos de c/c de clientes”

- Registo do título no ecrã de Faturação, separador Dados de Tesouraria

- Inserção direta no ecrã de Títulos de Clientes (opção não aconselhada dado que não existe qualquer ligação a um documento de venda/recebimento de clientes)

 

Tomemos como exemplo o pagamento de uma fatura por cheque e emissão do recibo de liquidação:

 

Ao emitir um recibo de cliente, para efetuar o lançamento do cheque deve-se aceder ao separador títulos e ativar o campo “Este Recibo tem Títulos”. Ao ativar este campo o ecrã fica em modo de edição de forma a inserir os dados inerentes ao cheque recebido. O campo valor será preenchido de forma automática de acordo com o valor do recibo (campo “Total do documento”).



Ao clicar no botão gravar, o registo do cheque recebido é efetuado automaticamente no ecrã de Títulos de Clientes ficando na situação de “Aceite”.

 

 

 

Após a aceitação do cheque o mesmo pode ser depositado, clicando no botão “Depósito” ou "Substituição". Consoante a operação efetuada, os botões de operações ficam em modo edição de forma a ser possível efetuar outras ações, tais como voltar a dar entrada de um cheque devolvido.

 

Quando se aceita cheques existe por vezes a ação de devolução do mesmo por parte da entidade bancária. Quando esta situação acontece deve ser escolhida a opção ”Devolução” nas Operações para que o cheque volte novamente a estar disponível para depósito e para que se possa proceder à emissão do documento de faturação inerente aos encargos tidos com a devolução do cheque.

 

Quando se clica no botão “Devolução” é aberta a seguinte janela onde inserimos o valor das despesas de forma a ser emitida o documento de faturação.

 

 

Ao efetuar a devolução é ativado de forma automática o campo “já pelo menos uma vez devolvido” de forma a informar que o cheque em questão corre o risco de se tornar incobrável.


A integração na contabilidade (para quem possui o módulo PHC Contabilidade CS) das despesas de devolução de cheques devem ser sempre efetuadas através da opção Integrar – Clientes – Integrar encargos com títulos.


Nota: Um determinado cheque pode ser depositado tantas vezes quanto o número de vezes definido nos parâmetros do sistema.


Esperamos que esta informação lhe seja útil e fique atento às próximas edições da IDireto

Até já,


Paula Santos
Qualidade
PHC



Março 2014

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