Validação do NIF na Ficha do Cliente

Mais controlo na informação do sistema

Sabia que existe uma nova validação na informação das fichas de Clientes, Entidades e Fornecedores do módulo PHC Gestão CS e na ficha de Contactos do módulo PHC CRM CS?


Pois bem, a publicação do Ofício Circulado nº 50.001/2013 impôs um novo conjunto de requisitos no âmbito da certificação do software, nomeadamente um conjunto de validações, das quais destacamos nesta Newsletter a validação do NIF na Ficha do Cliente.


Estes novos requisitos do Ofício Circulado nº 50.001 encontram-se disponíveis na Versão 2014.2 do software PHC em todas as gamas de plataforma CS.


Quantas vezes já teve necessidade de fazer alterações em alguns dados das fichas dos seus clientes, nomeadamente, alteração de morada, designação do cliente, alteração de NIF, entre outros?


A partir da versão 2014.2 quando emitimos um documento assinado digitalmente para um determinado cliente e se, posteriormente, pretendermos alterar o NIF na Ficha desse Cliente a aplicação não permite essa alteração emitindo a seguinte mensagem:



É possível, no entanto, efetuar a alteração da Denominação e da Morada do cliente mantendo-se o NIF inalterável.

 

 

Por sua vez, se existir uma Ficha de Cliente que não tenha NIF preenchido e cujo cliente já tenha sido inserido num documento certificado, a aplicação não permite alterações à Designação e à Morada desse cliente.

 

 

Para se proceder a alterações à Designação e Morada do Cliente é necessário o preenchimento do NIF na Ficha do Cliente.


Estas validações estão também disponíveis no ecrã de Documentos de Faturação, se acedermos ao botão “Cliente” na barra lateral do ecrã. A partir desta opção é possível alterar os dados do cliente a inserir no documento de faturação. No entanto, são efetuadas as seguintes validações:


- Se o NIF estiver preenchido na ficha do cliente, o campo NIF passa a ser apenas de leitura, sendo apenas possível alterar Designação e Morada do cliente.

 

 

- Se o NIF não estiver preenchido os campos Designação e Morada passam a ser apenas de leitura sendo apenas possível definir o NIF do cliente.

 

 

Estas validações são também efetuadas se acedermos ao botão “Cliente” na barra lateral dos ecrãs de Dossiers Internos cuja série seja assinada digitalmente, Recibos de Adiantamentos de Clientes e Recibos de c/c para Clientes.


Caso o cliente tenha ativa a opção "Cliente Genérico", o mesmo é excluído destas validações.


Esta informação aplica-se de igual forma para os Fornecedores.


Contamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.

Até breve,


Sílvia Sousa
Formação
PHC



Março 2014

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