Documentos de Tesouraria na Gestão

Integre os seus documentos de tesouraria na contabilidade

A integração entre módulos é sem dúvida uma mais-valia, na medida em que, entre outras coisas, evita a duplicação de tarefas e permite assim uma maior produtividade ao utilizador.

 

A tesouraria é uma das áreas do módulo PHC Gestão CS que ganha especial importância quando falamos em integrações com o módulo PHC Contabilidade CS.

 

A opção Documentos de Tesouraria, só se encontra disponível se o utilizador possuir o módulo PHC Contabilidade CS ou ativar a ligação à Contabilidade de Gabinete. Nesse caso é possível utilizar estes documentos para introduzir as diversas despesas correntes do dia-a-dia, como por exemplo, material de limpeza, material de escritório, despesas de gasóleo, juros bancários etc. e depois integrar os mesmos na Contabilidade.

 


Através desta opção poderá criar todos os seus documentos de tesouraria, sendo que os mesmos serão automaticamente integrados na Contabilidade.


Vejamos um exemplo prático do lançamento de juros bancários na Gestão que pretendemos que seja integrado automaticamente na Contabilidade.


Devemos, então, configurar um documento pré-definido no módulo PHC Contabilidade CS que irá depois ser disponibilizado no módulo PHC Gestão CS para os lançamentos de juros bancários. A configuração dos documentos pré-definidos deverá conter os seguintes elementos: as contas a movimentar na contabilidade, o fator multiplicativo, a indicação das contas a debitar e a identificação da conta de banco ou caixa, sendo que, esta última não se encontra preenchida uma vez que será no momento do lançamento do documento de tesouraria no módulo PHC Gestão CS que se identificará o local de tesouraria a ser movimentado.

 

 

Por sua vez, no separador “Ligação à Tesouraria” do documento pré-definido, deverão ser efetuadas as configurações apresentadas.

 

 

Como se pode verificar, o documento está configurado para ser integrado na contabilidade assim que é gravado. Assim sendo, no momento em que o documento é criado na gestão é automaticamente efetuado o seu lançamento na contabilidade.

 

No dia-a-dia, para fazer um lançamento de um documento referente a juros recebidos, por exemplo, só terá de selecionar a opção Documentos de Tesouraria no módulo PHC Gestão CS.

 

Deverá selecionar o documento pré-definido criado na contabilidade, bem como o valor dos juros pagos e o local de tesouraria.

 

 

Para verificar o documento contabilístico, poderá fazê-lo a partir do separador “Outros dados” do ecrã de Documento de Tesouraria, e clicar com o botão direito do rato em cima do campo “Contabilizado”. A partir daqui poderá navegar automaticamente para o documento contabilístico.

 

 

O documento contabilístico encontra-se na contabilidade de acordo com a estrutura do documento pré-definido criado.

 

 

A funcionalidade de integração dos documentos de tesouraria na contabilidade é muito mais simples e rápida, obtendo-se assim elevados ganhos de produtividade.

 

Esperamos que esta iDirecto contribua para aumentar a produtividade da sua empresa.

 

Até breve,

Sílvia Sousa
Formação
PHC


 

Agosto 2014

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