Caso de Sucesso AMOP

Grupo AMOP consegue gestão mais eficaz com soluções PHC

O Grupo AMOP Synergies é um Conceito Empresarial Português vocacionado para o desenvolvimento de soluções técnicas e de inovação no design para a arquitectura. É constituído por três indústrias de pré-fabricados de betão e de compostos de pedra, com as marcas: ALCUPEL, AMOP e MUNDILAJ.

Industrialmente, a área total é de 50 mil metros quadrados com uma área coberta total de 17 mil metros quadrados.

Fundado em 1997, o Grupo AMOP tem como principais objectivos o investimento em I&D, a sustentabilidade ambiental dos seus produtos e o uso incorporado de betão com outros elementos. Esta empresa chegou à conclusão de que tinha uma lacuna no seu sistema de gestão: havia uma grande necessidade de ter mapas com informação detalhada e bem organizada. Os mapas em Excel, Word e Access, bem como a aplicação antiga, estavam a atrapalhar a gestão. Sendo assim, a AMOP consultou o mercado com o objectivo de arranjar uma nova solução.

Solução escolhida
Após a análise de várias soluções de gestão, a escolha recaiu sobre o PHC Advanced CS, com a aquisição dos módulos PHC Gestão, PHC Pessoal, PHC Letras, PHC CRM, PHC Logística e PHC Intrastat. Estes novos recursos acabaram por trazer ao Grupo AMOP o acesso “a informação actualizada e ao detalhe que permitiu aos gestores tomarem medidas importantes em tempo útil”, sublinha Mário Dinis, Director de Sistemas de Informação da empresa. O implementador seleccionado foi a WarePro, Lda., cuja escolha foi feita devido à “experiência da equipa”, refere o mesmo responsável.

O tempo para implementar as soluções adquiridas foi de três meses. Na primeira fase migraram-se os dados da aplicação antiga, e foram personalizados impressos, listagens e mapas. “Logo nesta fase foi observado que o software da PHC tinha capacidades invulgares. A exigência do nosso departamento de gestão em ter informações e mapas à medida teve uma resposta pronta e eficiente do implementador e das aplicações PHC. No decorrer da implementação ficámos com a certeza de que este software daria resposta às necessidades verificadas”, revela Mário Dinis. Da parte da AMOP estiveram envolvidos quatro recursos internos na implementação do PHC Advanced CS e dois da parte da WarePro, sendo que actualmente são vinte as pessoas que têm contacto directo com a nova aplicação.

Benefícios do projecto
“A integração dos módulos, os mapas, as análises e a facilidade da recolha e processamento dos dados permitiu obter uma gestão mais eficaz com informações mais detalhadas e em tempo real”, confirma Mário Dinis. Assim, depois de todas as aplicações PHC estarem a funcionar, a AMOP consegue tirar partido de uma informação rigorosa e actualizada, e que permite ter uma capacidade organizativa acima da média.

Num futuro próximo, o Director de Sistemas de Informação da Empresa garante que há a “necessidade em obter informações dos dados da empresa quando os funcionários estão no exterior”. Deste modo, a equipa da AMOP está neste momento a considerar a melhor solução PHC para o efeito, estando prevista para breve a aquisição de novos módulos.

Dezembro 2011