Solução escolhida
A empresa CFM arrancou em Janeiro de 2007 com a implementação de um
sistema de informação de gestão integrado PHC. A escolha recaiu sobre o
PHC Enterprise com os módulos PHC Gestão, PHC Contabilidade, PHC
Pessoal, PHC Recursos Humanos e PHC ControlDoc.O principal objectivo
é manter os gestores da Empresa, aos vários níveis, permanentemente
informados sobre a situação da organização, garantindo-lhes em
simultâneo uma maior fiabilidade da informação e facilitando-lhes a
tomada de decisões informadas. Conscientes de que a informação é o
elemento chave para o sucesso na gestão de qualquer organização, a CFM
optou por uma informatização integrada que progressivamente deverá
abranger todas as operações da empresa. Neste contexto, foram
implementados módulos específicos para as áreas de Contabilidade, Gestão
de Custos, Proveitos e Tesouraria, Imobilizado, Pessoal (processamento
de salários), Recursos Humanos e Controlo documental.
Durante os 2 primeiros anos já foi possível obter ganhos da
implementação do Software PHC; pela primeira vez, em vários anos, a CFM
voltou a ter a sua Contabilidade em dia. Esta realidade decorre do facto
do exercício contabilístico desde Janeiro de 2007 estar lançado no novo
sistema Informático, que engloba numa única aplicação a informação de
todos os centros de operação espalhados pelo vasto território nacional.
O módulo PHC Pessoal foi implementado e os salários processados no novo
Sistema desde Agosto de 2007. O módulo PHC Gestão nas suas diversas
vertentes (Proveitos, Custos e Tesouraria), integrado com o sistema
contabilístico, permitiu igualmente uma coerência de informação e a
execução do report contabilístico em tempo real.
Depois de consolidada a primeira fase, o Sistema de Informação de
Gestão (MIS), também designado por ERP (Enterprise Resource Planning),
dá suporte à actividade operacional da empresa, assegurando a gestão e o
controlo dos processos que suportam as operações ferroviárias.
Na segunda fase foram integradas todas as actividades operacionais
com impacto nos processos financeiros e posteriormente as relacionadas
com a gestão do material circulante como são os vagões, as locomotivas e
os encerados.
Escolha do Implementador
Segundo o Dr. João Vieira, Consultor da CFM, a escolha recaiu pela PHC
“por se ter mostrado a solução mais parametrizável e por possuir uma
equipa implementadora com competências globais sediada em Maputo”.
A implementação do ERP PHC foi realizada na Sede (Maputo), na
Direcção Executiva da CFM-Sul, na Direcção Executiva da CFM-Centro e na
Direcção Executiva da CFM-Norte. O Software PHC está também
progressivamente a ser implementado nos Centros de Resultados (CR)
/Unidades de Negócio espalhados pelo país. O Servidor Central do ERP
está sedeado em Maputo e através da infra-estrutura de transmissão de
dados, está acessível, de forma gradual e em regime on-line, a partir da
sede e de todas as Direcções Executivas e Centros de Negócio (UN's).
A implementação de um sistema desta natureza resulta em benefícios
apreciáveis para a empresa, particularmente no que respeita à
disponibilidade de informação de gestão de elevada qualidade, pois
permite a tomada de decisões informadas e em tempo útil. Benefícios
da solução
A implementação do Software PHC veio responder a uma necessidade nova na
CFM, decorrente da reforma institucional em curso na empresa. Com a
política de concessões que abraçou, a CFM concentra-se, doravante, na
gestão do seu património, das suas participações financeiras e das
unidades não concessionadas, através da criação de centros de resultados
e da promoção e do desenvolvimento de infra-estruturas ferro-portuárias
e de serviços. Por outro lado, a empresa vira-se para a diversificação
das suas actividades, alargando a base da sua intervenção para outras
áreas, rentabilizando desta forma o seu imenso activo de modo a
assegurar a sua sustentabilidade, a médio e longo prazos. Neste
contexto, o Sistema de Informação de Gestão Integrado surge como um
importante instrumento para a CFM responder adequadamente a estes novos
desafios, pois permitirá que os seus gestores recebam informação mais
fiável de todos os negócios da empresa e em tempo real. Recorde-se que
em 2006 os processos de gestão contabilística e financeira da CFM eram
ainda manuais ou semi-manuais, o que não permitia que se produzisse
informação com fiabilidade. Por outro lado, a empresa possuía diversas
aplicações informáticas dispersas e não integradas, o que fazia com que
os gestores não recebessem informação em tempo útil para a tomada de
decisões importantes. "A partir daquele momento, a empresa fez uma
viragem e abraçou um sistema moderno de gestão, o Software PHC, adequado
à nova realidade empresarial.", sublinha o Director do serviço de
Informática da empresa, Engº Avito Francisco da Cruz Jequicene.
País: Moçambique |