Caso de Sucesso FCM

PHC adapta-se a crescimento da FCM

Em 3 anos, a empresa FCM passou pelas 3 gamas de Software PHC. Fruto do seu sucesso no mercado, a empresa necessitou de ferramentas que acompanhassem o elevado crescimento que estava a constatar no decorrer da sua actividade.


Solução escolhida

A FCM tem como principal área de negócio as Cofragens e teve sempre como uma das suas principais características a aposta numa forte política de inovação e de qualidade. Segura de marcar a diferença no mercado português e de ampliar a sua presença no mercado internacional, a empresa sentiu necessidade de melhorar a gestão interna para atingir os objectivos a que se tinha proposto.

Com as metas bem traçadas, existia uma questão que não se enquadrava na estratégia da empresa, nomeadamente o facto de ter três softwares diferentes para controlar outras tantas áreas.

Cientes desse factor, a organização confiou nas soluções da PHC de forma a substituir todas as outras soluções que utilizava e ter uma única ferramenta de trabalho interactiva capaz de integrar os vários sectores da FCM, como a orçamentação, a produção, a contabilidade, a gestão e os recursos humanos, num universo de 40 utilizadores. A empresa implementou então, em 2005, o PHC Corporate, de forma a deixar de ter a sua gestão assente em vários softwares diferentes. Optaram na altura pela uniformização de todo o sistema com os módulos PHC Gestão, PHC Contabilidade, PHC Pessoal, PHC Imobilizado, PHC Projecto e PHC ControlDoc. “A empresa centralizou os seus sistemas passando a ter um software único para toda a sua gestão, ganhando tempo e fiabilidade na informação”, sublinhou o Dr. João Martins, responsável Administrativo e Financeiro da FCM - Cofragens e Construções, S.A.

A escolha do implementador
A implementação do software ficou a cargo da Computer One, que durante um período inicial de 6 meses prestou apoio junto da Administração e Direcção Financeira da FCM no desenvolvimento do projecto, tendo posteriormente disponibilizado os recursos necessários de acordo com as necessidades da empresa. De forma a avaliar o poderio da solução instalada antes da mesma entrar em produção, o integrador manteve a solução da PHC a funcionar em paralelo com os sistemas anteriores durante um período de dois meses. Findo este período, referiu João Tarrana, da Computer One, “verificámos que o PHC proporcionava uma melhor informação e uma melhor eficiência no controlo interno da empresa, através da gestão de processos e circuito documental”. Na opinião do mesmo responsável, a solução PHC implementada na FCM “teve a grande mais-valia de abranger todos os sectores da empresa (Orçamentos/Produção/Contabilidade, Gestão e Recursos Humanos) através de uma única ferramenta de trabalho uniforme para todos os utilizadores”.

Passados alguns meses a operar com a solução, foi necessário fazer um upgrade para a empresa responder a todas as exigências provenientes da grande expansão que estava a registar. Em 2006 foi então actualizada a solução para a gama Advanced, englobando-se os módulos PHC Contabilidade, PHC ControlDoc, PHC Gestão, PHC Imobilizado, PHC Pessoal e PHC Projecto. Contudo, a FCM não se ficou por ai. A empresa continuava a crescer a um ritmo acima do estimado, tendo começado a sentir outro tipo de necessidades, apenas respondidas com a implementação de um ERP. Confiando plenamente nas capacidades do software, nomeadamente na fiabilidade total dos dados, adaptabilidade da aplicação ao negócio, serviço de pré e pós-venda profissional, recolha de informação de decisão flexível, adaptação ao mercado, inovação e evolução, foi efectuado no final de 2008 o upgrade para a gama Enterprise. “Todas estas migrações foram acompanhadas de bastante desenvolvimento à medida devido às especificidades próprias que uma empresa neste sector tem”, indicou o mesmo responsável da Computer One.

Benefícios do projecto
Com as novas aplicações implementadas e em perfeito funcionamento, a FCM verificou mais uma vez que o PHC “proporcionou uma melhor informação e eficácia no controlo interno da empresa, através da gestão de processos e de um circuito documental”, disse. “Agora temos uma grande certeza na gestão de todos os processos da empresa, pois temos uma solução intuitiva e de fácil adaptação aos colaboradores”, continuou. Com o Software PHC “melhorámos a eficácia dos processos administrativos da empresa, o que consideramos ser um ponto relevante para o desempenho económico de qualquer organização”, concluiu a mesma responsável. Este caso é o perfeito exemplo da capacidade do Software PHC em acompanhar o crescimento dos seus clientes.