Moldura Minuto

Moldura Minuto controla 19 lojas com PHC

A líder no mercado de molduras, Moldura Minuto, confiou nas soluções da PHC para melhorar o seu nível de gestão e controlo e para isso implementou a solução PHC Enterprise 


Solução escolhida

A Moldura Minuto deixa para trás uma aplicação em DOS desenvolvida à medida. A empresa recorria a soluções de POS, Compras, Stocks e Contabilidade não integradas, o que originava processos repetitivos e morosos. De forma a agilizar os processos, a empresa decidiu implementar o PHC Enterprise, a solução ERP da PHC especialmente direccionada a grandes empresas. A implementação deste software permitiu à companhia integrar os documentos de compra e fazer o cruzamento com os dados dos stocks nas lojas de forma automática. A importação de dados (documentos de facturação, stocks e fichas de clientes) das lojas na sede passou a ser efectuada de uma forma automática, permitindo a integração dos mesmos na contabilidade de tesouraria.

“A escolha pela PHC foi natural, pois verificámos que as soluções desta empresa simplificariam os processos e permitiam integrar as diversas aplicações”, referiu António Rua, Gerente da Moldura Minuto. O facto do software da PHC “permitir a criação de uma solução de orçamentação adequada às nossas necessidades foi um dos aspectos fulcrais na decisão tomada”, continuou o mesmo responsável. Este módulo desenvolvido à medida permite a orçamentação das molduras aos clientes e fazer o controlo da produção da loja e respectiva facturação dos orçamentos.

A escolha do implementador
A implementação do software foi efectuada pela Liderteam em três fases, envolvendo três recursos externos e dois recursos internos no levantamento das necessidades, desenvolvimento do módulo de orçamentação e implementação da solução propriamente dita. No total, a implementação teve uma duração de seis meses, já que a empresa necessitou de mais 30 dias para formação e envolveu a aquisição de 32 novos equipamentos entre PCs, servidor e equipamentos POS.

Segundo António Rua, a implementação da solução PHC “veio centralizar a informação na sede, optimizando a tarefa da contabilidade que passou a ser integrada a partir dos documentos da Gestão, o que originou uma diminuição do trabalho administrativo”. O módulo PHC POS foi instalado em 14 lojas próprias da empresa e em cinco franchisadas a nível nacional, o que representa um total de 39 postos e de 80 pessoas em contacto directo com as aplicações da PHC.

Benefícios do projecto
A aplicação da PHC “a capacidade de gerir e suportar grande volume de informação e a enorme capacidade de customização da aplicação permitem continuar a simplificar e melhorar ainda mais os procedimentos existentes na empresa”, revelou o mesmo responsável.

A adaptação dos colaboradores da empresa também foi bastante boa, revelou o António Rua. “Como em todos os processos de mudança existe sempre resistência dos utilizadores transitarem de uma aplicação para outra, no entanto, os utilizadores são unânimes ao dizer que a mudança foi para melhor e que lhes simplificou muitas tarefas”.

Os projectos futuros da empresa face às soluções da PHC passam, sobretudo, pelo upgrade da versão PHC Enterprise 2006 para 2007. Neste momento, “o nosso principal objectivo é explorar o programa ao máximo e simplificar os processos, no entanto, não colocamos de parte o investimento noutros módulos, como o PHC Digital”, rematou o executivo.